quarta-feira, 2 de março de 2011

Turisas - Stand Up And Fight [Review]

Um dos nomes fortes do folk metal da "Terra Das Bandas de Metal", "Paraíso Das Bandas de Metal", ou Finlândia , se preferir, a banda Turisas lançou no dia 24 seu 3º álbum, Stand Up And Fight. Assim como Battle Metal (2004) e The Varangian Way (2007), Stand Up And Fight é mais um excelente disco. Ele segue a mesma fórmula dos anteriores, ou ou a falta de fórmula, pois a banda não tem uma linha musical muito clara, a não ser, é claro, dos elementos folk que põem a banda dentro do folk metal. A pegada sinfônica se mantém, dessa vez com muito mais intensidade, pela adição de instrumentos de corda clássicos finlandeses e de chifres, tocados por músicos clássicos, uma orquestra mesmo. Os corais também permanecem, dando uma atmosfera densa e o clima épico de um verdadeiro campo de batalha.

A primeira faixa é The March Of The Varangian Guard, que continua do ponto onde The Varangian Way terminou, em Constantinopla. No meio da música dá até pra ouvir uma citação de To Holmgard And Beyond, do album anterior. A canção tem o clima de Battle Metal, bem Turisas, e tem um bom destaque no violino. Apesar de essa faixa propor uma continuação do disco anterior, isso não acontece, Take The Day! dá uma desviada no rumo. Ela começa com um som mais conhecido da banda, mas vai se transformando, com Nygard cantando num tom grave enquanto os arranjos orquestrais vão crescendo até que desembocam num refrão forte e com vocais agressivos e coros grandiosos. Música bem temática e épica, com um quê de stadium rock.

Depois de uma batalha dura, os guerreiros param numa taverna para beber e se divertir. É o que Hunting Pirate propõe num clima festivo à la Korpiklaani, dá uma freada no ritmo, que volta com força em Venetoi! - Pasinoi!, com uma uma estrutura incrível, ritmo e orquestrações intensos, e uma passagem muito boa de metais. É quase cinematográfica. Encerrando a primeira metade do álbum temos Stand Up And Fight, trazendo as melodias dos álbuns anteriores de volta, e fazendo o som que consagrou a banda, canção típica do Turisas.

The Great Scape é meio esquisita, tem um início um pouco cru, mas evolui para outras nuances, com fortes orquestrações e coros e um trabalho bonito no teclado no fim. É uma boa faixa, mas flerta com muitas ideias e não encontra um caminho. Fear The Fear tem coros muito bons, mas é um pouco longa e não tem muitas variações. Depois vem End Of An Empire, o destaque do disco, tem linhas de pianos sensacionais, sejam rápidas ou lentas, coros arrepiantes e orquestrações grandiosas, ela alterna muito bem o peso e a leveza, muito épica. Dá até um clima de fim de disco, mas ainda temos The Brosphorus Freezes Over. Imagine um final de filme de guerra, de preferência medieval, com um campo de batalha cheio de corpos no chão. É exatamente o que essa música nos faz enxergar. Perfeita para fechar o disco.

Resumindo tudo, Stand Up And Fight é mais um excelente álbum, e eleva o Turisas à um patamar acima das diversas bandas do folk metal atualmente. Se o álbum soa tão grandioso, é graças a Jens Bogren e o vocalista Mathias Nygard, dupla responsável pela produção e mixagem do disco, trabalho impecável. Nygard também merece destaque pelos vários registros vocais que mostrou saber abordar. Enfim, grande candidato a um dos melhores do ano, super-recomendado a qualquer apreciador de boa música.

Nota 9,5


Tracklist:

1. The March Of The Varangian Guard
2. Take The Day!
3. Hunting Pirates
4. Venetoi Prasinoi!
5. Stand Up And Fight
6. The Great Escape
7. Fear The Fear
8. End Of An Empire
9. The Bosphorous Freezes Over

________________________________
Não deixe de participar do Forum Metal Is The Law para debater sobre tudo relacionado ao rock, jazz, blues e heavy metal em geral.

2 comentários:

  1. Este álbum ficou magnífico!
    Sou muito fã dessa banda!
    Até escrevi a biografia deles:
    http://oantromusical.blogspot.com/2011/03/turisas.html

    Quem quiser conferir...

    Muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Esse álbum ficou muito bom mesmo, acho até que melhor que os anteriores.

    E valeu cara, já conhecia o seu blog, achei muito legal, tbm gosto de esquisitices musicais, rs

    Flw!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails