terça-feira, 8 de março de 2011

Beady Eye - Different Gear, Still Speeding [Review]

No ano passado, a banda queridinha entre os indies, Oasis, deu fim em suas atividades de uma vez por todas. Quando todos se viram livre dos irmãos Gallagher, eis que Liam, o vocalista, anuncia sua nova banda, Beady Eye e o lançamento de seu disco de estréia, Different Gear Still Speeding.

O Beady Eye não tem nada muito além do Oasis: um rock simples, energético e direto, com melodias fáceis e grudentas. O diferencial, segundo o próprio Liam, o grupo seria ''mais dançante, como Jerry Lee Lewis'', e essa característica é percebida em Beatles & Stones, Bring Up The Light que já tem seu video clip, e Milionaire, o primeiro single do álbum.

Contudo, o Beady Eye não tem nada muito além da banda dos irmãos Gallagher. As influências de Beatles e da carreira solo de John Lennon são tão fortes que em certos momentos beiram a cópia. Assim é The Roller, que aparenta ser um cover de Instant Karma, de John Lennon, com algumas edições líricas para, futuramente, não receber um processo por plágio.

Liam não consegue achar um estilo próprio ou um som que seja único. Wind Up Dream e Kill For A Dream parecem restos de estúdio do Oasis que foram re-gravados com novos músicos para alegrar os fãs da banda do vocalista e ao mesmo tempo para encher o disco. Bem mais inspirados estão os guitarristas Andy Bell e Gem Archer, que executam bom solos e riffs, destacando-se em Standing On The Edge Of Noise, Four Letter Word e Three Ring Circus.

O Beady Eye é um Oasis sem Noel Gallagher. As músicas ''dançantes'' são, na verdade, frias e sem emoção, feitas sob medidas para afirmar um estilo próprio de Liam, não tem. O play consegue arrancar alguns bons momentos, mas nada muito surpreendente e inovador. Só mais um na multidão.

Em entrevista ao jornal argentino Clarín!, Liam disse que seu novo grupo será maior que sua antiga banda. A julgar por este disco, o Beady Eye será apenas mais um conjunto de indie rock/britpop entre milhões que existem na face da terra, mas conseguindo vender discos e pelo fato de ter em sua formação um ilustre membro; um eterno ex-Oasis.


Nota: 6,5


Tracklist:


1. Four Letter Word
2. Millionaire
3. The Roller
4. Beatles and Stones
5. Wind Up Dream
6. Bring the Light
7. For Anyone
8. Kill for a Dream
9. Standing on the Edge of the Noise
10. Wigwam
11. Three Ring Circus
12. The Beat Goes On
13. The Morning Son

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails