sexta-feira, 18 de março de 2011

Caetano Veloso - MTV ao Vivo Zii e Zie [Review]

Depois de sair em turnê pelo país com Maria Gadú, Caetano Veloso lança MTV ao Vivo Zii e Zie, gravado na cidade do Rio de Janeiro e está disponível em três versões: CD, DVD simples e duplo, que traz, além do show, um documentário e o DVD extra obra em progresso, com oito músicas.

Acompanhado pela banda Cê, que também o acompanhou na gravação de Zii e Zie, em 2009, Caetano interpreta clássicos, como Maria Bethânia, Eu Sou Neguinha?, e Trem Das Cores, em meio a músicas de seu último disco de estúdio.

As músicas mais lentas (Aquele Frevo Axé, Volver, Não Identificado e Trem das Cores) parecem ser as mais esperadas pelo público, que costuma cantar todos os seus versos. Mas são nas mais ritmadas, como Eu Sou Neguinha?, Base de Guantánamo, Água e o agitado e distorcido medley que abre o show A Voz do Morto - Cole na Corda - Viola - Kudura que fica evidente a qualidade da banda de apoio e o entrosamento dos músicos.

Entre as faixas mais recentes, destacam-se Sem Cais, Perdeu, o samba acelerado de A Cor Amarela e Lapa, uma ode ao bairro de mesmo nome. Apesar do audiencia ainda não conhecer bem essas canções, elas são aprovadas com aplausos crescentes e entusiasmados no final de cada uma.

O ponto negativo é a falta de interação de Caetano Veloso com a platéia; em momento algum é ouvida a tradicional conversa do músico com a platéia. Entretanto, o diálogo pode ter sido cortado para que as músicas coubessem no CD, já que outras seis músicas também ficaram de foram do formato em áudio, incluídas apenas no DVD.

O que mais chama atenção nesse novo álbum é a sua liberdade. Caetano não se prende a hits manjados como Você é Linda, Leãozinho e Lua de São Jorge, explorando de forma segura o seu novo e bom repertório. Entretanto, este álbum ao vivo não chega a ser um dos melhores pontos em sua discografia; é apenas bom.


Nota: 8,0


Tracklist:

1. A voz Do Morto
2. Sem Cais
3. Trem Das cores
4. Perdeu
5. Por quem?
6. Lobão Tem Razão
7. Maria Bethânia
8. Irene
9. Volver
10. Aquele Frevo Axé
11. Não Identificado
12. Base de Guantanamo
13. Lapa
14. Água
15. A Cor Amarela
16. Eu Sou Neguinha
17. Força Estranha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails