terça-feira, 22 de março de 2011

A nova MTV

Quando fundada, em 1981, a MTV revolucionou o mercado da música. Um bom som não bastava para cativar o público: era necessário um vídeo clipe, como diria um de seus slogans, ''Music To Your Eyes'' . A emissora tornou-se um verdadeiro ponto de divulgação para as bandas que iniciavam a sua carreira profissional, e um centro de entrenimento, diversão e informação musical para os jovens, em tempos que o MP3, o download e a internet eram artigos de filme de ficção científica.

Mas nesses últimos anos, a emissora sofreu algumas mudanças em sua grade de programação, com tempo destinado a música diminuindo cada vez mais e sendo substituídos por reality shows americanos e programas de comédia, além da queda de qualidade dos VJ´s, que anteriormente eram experts em música, agora só precisavam ter rostinhos bonitos e ser descolados. O mesmo canal que alavancou a carreira de grupos como Chico Science & Nação Zumbi e Raimundos, deu o prêmio de revelação a bandas do naipe de Nx Zero e Restart; e consequentemente, teve uma drástica queda de credibilidade e audiência.

Mas 2011 parece ser o ano da mudança. Para começar, Zico Goés, que foi responsável pela programação por dez anos re-assume seu posto. Vários apresentadores foram cortados da equipe. Entre eles, os veteranos Marina Person, Penélope Nova e Léo Madeira. Tudo isso porque a emissora quer abrir seus horizontes e alcançar um público mais adulto e voltar a ser a Music Television. Assim, assumiram o papel de VJ o músico Chuck Hipólito (ex-Forgotten Boys), China (figura carimbada na música independete nacional,colaborador do Mombojó, integrante do Del Rey e com carreira solo), e a editora do blog Rraurl Gaía Passareli. Renomado Arnaldo Antunes (ex-Titãs, carreira solo), que vai comandar um programa chamado Grêmio Recreativo, que vai reunir vários músicos do Brasil para fazer um show mensal. Conheça os principais destaques dessa ''nova'' MTV:

O Big Audio vai ao ar de segunda a sexta, e abrange apenas a música internacional, tocando as novidades de grandes nomes da cena atual. Toda a segunda, é feito um desafio; uma pergunta sobre música, e o primeiro que acertar recebe um disco de vinil, nesse caso, o clássico Are You Experienced?, do power trio Jimi Hendrix Experience. Além disso, toda a semana o apresentador Chuck Hipólito prepara uma mixtape temática, que pode ser ouvida na rádio web MTVr. Na primeira semana, o tema, em homenagem a estréia do programa, foi faixas de abertura de discos de estréia.
No primeiro dia, Chuck entrevistou a banda de heavy metal Anvil, que fez show em São Paulo, e agora, o VJ disse em seu twitter: ''Acho vou entrevistar o Iron Maiden essa semana para o Big Audio.''

O pernambucano China está à frente do Na Brasa, que é dedicado a divulgação da cena brasileira dos mais variados estilos. O programa tem um quadro chamado disco da semana (qualquer semelhança é mera coincidência), que serve como música de fundo durante a semana, com informações, curiosidades e comentários sobre o álbum, que pode ser um clássico - essa semana, por exemplo, é o lendário Tábua de Esmeraldas, de Jorge Ben - ou um disco pouco conhecido da maioria. A diversidade de estilos é um dos fatores mais interessantes, rodando clipes de Emicida a Paralamas do Sucesso com Zé Ramalho. É o único dos novos programas que é transmitido em horário nobre: de segunda a quinta as 20:30

O Goo MTV (nome retirado do famoso disco homônimo do Sonic Youth) tem a intenção de mostra e informar as maiores tendências do mundo da música atual; sons que ainda vão ser conhecidos, com um grande foco em selos independentes. O Goo tem um blog no próprio site da emissora, onde é possível ver a lista dos clipes que tocaram no último programa. Apesar disso, a postura da apresentadora Gaía é cansativa, apenas lendo um texto e sem se impor de forma natural. É exibido todos os sábados as 23 horas.

Os 3 VJ´s se encontram todo domingo, as 23:30, no Extrato MTV, uma debate sobre algum assunto relacionado a música. Na estréia, o tema foi Radiohead e seu novo disco, King Of Limbs. É justamente nesse programa que fica claro o conhecimento dos apresentadores sobre o assunto, com opiniões apresentadas de forma espontânea e direta.

As mudanças se estendem também para a premiação anual do canal, o Video Music Awards. Zico Góes diz que o modo de votação pela internet não é democrático, ocorre uma distorção, já que os fãs de happy rock são mais participativo, e ainda adianta que ''é possível retornar ao modelo de júri, como é feito no Oscar''

Com essa nova programação, a MTV mostra que quer limpar o seu nome e voltar a trazer música com conteúdo para o povo. Os programas mais jovens e radiofônicos não sumiram, e também não há esse interesse, mas diversificar os estilos já é uma prova de qualidade. Já estava mais do que na hora de voltar a ser relevante.

2 comentários:

  1. Belo post maninho, também acredito numa reviravolta, até vi um clipe do Motorhead passando em plena tarde O..O
    Espero que pelo menos por aí a decadência pare, porque está ficando pior em todas as emissoras, estão emburrecendo cada vez mais o povo, é por isso que eu nem assisto mais Tv.

    A cultura brasileira e a televisão agradecem

    ResponderExcluir
  2. Pois é cara, os programas só de clopes também mudaram. Vi um sequência de David Bowie, Motorhead e Sepultura! Este último também teve um video transmitido no já citado na Brasa, ou seja, metal nacional em horário nobre!

    Obrigado pelo elogio, e também espero que essa reviravolta faça o pessoal despertar pra boa música, seja brasileira ou internacional.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails