segunda-feira, 21 de março de 2011

Top 3: Chick Corea Elektric Band


Como o nome já sugere, o Chick Corea Elektric Band é um grupo de Jazz Fusion encabeçado pelo pianista Chick Corea e foi fundado em 1986. Além de Chick Corea, a formação mais conhecida ainda conta com: Frank Gambale (guitarras), John Patitucci (baixo), Dave Weckl (bateria) e Eric Marienthal (sax). São ao todo seis álbuns de estúdio lançados, fora "Paint The World" (1995) que foi lançado sob o nome Chick Corea Elektric Band II.
Sem mais delongas vamos ao que realmente interessa. Abaixo três álbuns do grupo, em ordem cronológica, que servem como ótimo ponto de início para os interessados em conhecer o trabalho da banda.

Eye Of The Beholder (1988)

O terceiro álbum do Chick Corea Elektric Band, "Eye of the Beholder", acrescenta algumas características mais soft ao som da banda. Corea faz o uso de piano acústico e de sintetizadores ao fundo. Frank Gambale utiliza o violão em algumas faixas, dando um direcionamento flamenco em músicas como Eternal Child, por exemplo. O disco recebeu críticas bastante positivas da mídia especializada na época de seu lançamento.

Inside Out (1990)

Este foi um dos álbuns mais complexos lançados pelo grupo, com várias melodias fora do convencional e dando bastante espaço para a improvisação. Algumas faixas podem ser classificadas como Post-Bop ao invés de Fusion. Chick Corea ainda usa o piano acústico em boa parte das músicas, porém Frank Gambale faz o uso de guitarras elétricas do começo ao fim.

Live At Montreux 2004 (2005)

O primeiro DVD do Chick Corea Elektric Band foi gravado em 2004 durante o famoso festival de Montreux. O show fazia parte da turnê do álbum mais recente do grupo, "To The Stars" (2004), e por isso o setlist é divido em duas partes; a primeira contendo composições do novo álbum e a segunda com composições clássicas. Em mais de duas horas e meia de registros, "Live At Montreux 2004" se torna uma das melhores amostras de toda a força do Elektric Band ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails