segunda-feira, 14 de março de 2011

Charles Bradley - No Time For Dreaming [Review]

O soul vem passando por um estado de renovação. Os novos nomes do estilo, além de surgirem com frequência cada vez maior, costumam adicionar outros estilos de música ao estilo; como é o caso de Joss Stone, que já gravou com o rapper Common; e Janelle Monaé, que também se mistura com o Synth Pop. O caso de Charles Bradley, é justamente o contrário: sua música é baseada exclusivamente no soul de raíz do fim da década de 1960 e primeira metade dos anos 1970, sem flerte algum com outros tipos de música.

Apesar deste ser o seu primeiro disco gravado, Bradley já ultrapassou os 60 anos de idade. Seu interesse pela música cresceu após assistir a uma apresentação de James Brown no lendário teatro Apollo, que segundo ele, teria mudado a sua vida.

Com o dinheiro que conseguia economizar do seu salário de cozinheiro, ele comprou instrumentos musicais e começou a percorrer os EUA e até algumas áreas do Canadá para fazer shows. O co-produtor da Daptone Records - que tem como foco a música negra das décadas de 60 e 70 - percebeu o seu potencial e o chamou para gravar um single, e alguns anos depois, um álbum.

A parceria da voz imponente e poderosa de Bradley com os excelentes músicos da Menaham Street Band resultam em músicas cativantes, como Golden Rule, Heartaches and Pain e The World (Is Going Up In Flame), que traz uma ótima batida e sedutores backing vocals. A banda de apoio mostra sua qualidade na instrumental Since Our Last Goodbye e In You (I Found A Love), onde os metais e o groove do baixo se sobressaem. Mas não há como apagar a estrela do vocalista, que brilha com interpretações extramente pessoais e cheias de feeling em I Believe In Your Love, How Long, e na quase auto-biográfica, Why It´s So Hard.

Para quem já conhece ou quer começar a entrar na black music, No Time For Dreaming é um prato cheio. A voz de Charles Bradley pode não ser perfeita em termos técnicos, mas é intensa e emocionante. O primeiro passo para uma grande carreira já foi dado, só é preciso manter o nível dessa exelente estréia.

Nota: 9,5


Tracklist:


01. The World (Is Going up in Flames)
02. The Telephone Song
03. Golden Rule
04. I Believe in Your Love
05. Trouble in the Land
06. Lovin’ You, Baby
07. No Time for Dreaming
08. How Long
09. In You (I Found a Love)
10. Why is it so Hard?
11. Since Our Last Goodbye
12. Heartaches and Pain

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails