sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sirenia - The Enigma Of Life [Review]

Depois de dois anos do agressivo The 13th Floors, que contou com a estreia de Ailyn nos vocais, o Sirenia volta com The Enigma Of Life. E o fundador da banda, o guitarrista, baixista e responsável pelos vocais guturais Morten Veland parece finalmente ter se decidido sobre a vocalista da banda, já que, depois de três vocais diferentes nos três primeiros álbuns, Ailyn continua firme.

A banda fugiu um pouco do que costuma fazer, o som está mais acessível do que nos discos anteriores. A primeira faixa, The End Of It All, tem todos os elementos básicos para o som característico da banda, o som mais voltado para o sinfônico, as guitarras simples e secas, bateria rápida e a voz de Ailyn quebrando um pouco a agressividade, dando uma atmosfera melancólica. No resto do álbum ainda vemos um pouco desses elementos, mas o som parece mais um pop/gothic/rock/, algo como o que o Nightwish fez em Dark Passion Play, com canções mais fáceis de serem digeridas.

As canções se repetem muito, e não tem nada de diferente em relação às outras bandas de gothic metal. Só se percebe um lampejo criativo em A Seaside Serenade, onde Morten Veland finalmente solta o gutural, depois de 6 faixas te deixarem de saco cheio e morrendo de vontade para que o álbum termine o quanto antes. Além dessa faixa, só Coming Down e Fading Star se salvam, são mais pesadas que qualquer outra do disco, as únicas que realmente parecem Metal e conseguem se aproximar do som que a banda já conseguiu fazer em álbuns anteriores.

Vendo por um lado, pode até ser compreensível a banda soar um pouco repetitiva, até mesmo porque o Gothic Metal já é um estilo um pouco banalizado e é difícil não ser apenas mais um clichê dentro desse cenário, mas o Sirenia, certamente poderia se esforçar mais para fazer um trabalho digno da importância de seu nome para o estilo, principalmente Morten Veland, que é um dos grandes nomes desse estilo. O trabalho soa sem vida e parece não haver empolgação, como se os integrantes estivessem sido obrigados a fazer o disco. Um dos poucos pontos positivos é Ailyn, sua voz soa bem, não é a melhor das que já passaram pela banda, mas pelo menos Morten Veland conseguiu manter uma vocalista por dois álbuns seguidos e parece que finalmente se firmou em relação a isso, mas ainda é cedo para afirmar qualquer coisa, já que o guitarrista já deu mostras de que este cargo vive em risco.

The Enigma Of Life não é péssimo, mas está longe de ser bom, e é certo que também não agradará os fãs da banda. O som mais acessível que a banda faz neste disco pode até fazer novos fãs, mas certamente fará a banda perderá muitos outros.

Nota 4,5



Tracklist:

01. The End Of It All
02. Fallen Angel
03. All My Dreams
04. This Darkness
05. The Twilight In Your Eyes
06. Winter Land
07. A Seaside Serenade
08. Darkened Days To Come
09. Coming Down
10. This Lonely Lake
11. Fading Star
12. The Enigma Of Life

Bonus Tracks:

13. Oscura Realidad
14. The Enigma Of Life (Versão acústica)

________________________________
Não deixe de participar do Forum Metal Is The Law para debater sobre tudo relacionado ao rock, jazz, blues e heavy metal em geral.

2 comentários:

  1. Cara... este era um dos albuns mais esperados do ano para mim. Com esperança que eles voltaseem a sua origem em um som orginal, contagiante e repleto de energia. Estou para fazer o download dele.
    Mas depois de ler a sua resenha estou com medo. Medo de me decepcionar com mais uma banda entre tantas nos ultimos anos, que vem distorcendo seu bom som por algo pop e totalmente sem sentido.
    Alguns grandes musicos estao ficando velhos e sem inspiraçao, é a unica explicaçao para regredirem tanto em sua musicalidade.
    Realmente espero que eu nao seja um ex- fan depois desse album.
    paz.

    ResponderExcluir
  2. Comprei ontem achei muito bom esse album !já tem um lugar na minha coleção !

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails