sábado, 8 de janeiro de 2011

Pearl Jam - Live On Ten Legs [Review]

Pode não parecer nenhuma novidade ao vermos que o Pearl Jam lançará mais um álbum ao vivo, já que a banda tem o costume de lançar "bootlegs oficiais" de praticamente todos os shows de sua turnê. Porém "Live On Ten Legs"é um lançamento diferente, pois marca o aniversário de 20 anos da banda.
Foram selecionadas ao todo 18 músicas gravadas em shows das turnês de 2003 à 2010.

O disco começa bastante energético, nas cinco primeiras faixas para ser mais exato, iniciando com o cover de Arms Aloft e passando por ótimas performaces de músicas como State of Love And Trust e Animal, com o público cantando o refrão o mais alto que podem.
Também vale destacar a execução de músicas como In Hiding e Nothing As It Seems, além dos clássicos mais conhecidos (especialmente Porch e Jeremy). As músicas do álbum mais recente, "Backspacer", também não deixam a desejar ao vivo.
O repertório passa por todos os álbuns da banda, deixando apenas "No Code" de fora, infelizmente, e inclui também dois covers (Arms Aloft, Public Image)

Eddie Vedder não se mostra 100% em forma em algumas músicas, estando com uma voz ainda mais rasgada do que antigamente - consequência do tempo e dos cigarros - e acaba dando algumas escorregadas uma vez ou outra. De certa forma acaba sendo melhor assim; sem alterações no estúdio, deixando o disco soar exatamente como soa o show, o que torna a audição mais agradável, pois não há aquela sensação incômoda de artificialidade devido aos overdubs, muito presentes em vários álbuns ao vivo de outras bandas.
A mixagem do áudio é satisfatória, deixando todos os instrumentos bastante audíveis.

É difícil conseguir sentir a mesma sensação de assistir um show quando se ouve um álbum ao vivo, porém o Pearl Jam consegue chegar muito perto disso. "Live On Ten Legs" é uma ótima amostra do que uma banda como o Pearl Jam pode fazer no palco, mostrando que suas apresentações continuam relevantes mesmo após 20 anos.
"Live On Ten Legs" só chega às lojas no dia 17 de Janeiro, mas os interessados já podem encomendar sua cópia através da Amazon.com. O disco estará disponível na versão convencional e em um box limitado, contendo faixas bônus, o álbum em CD e vinil duplo, 6 posters, além de outros bônus.

Nota: 8,5

Tracklist:
1. Arms Aloft
2. Worldwide Suicide
3. Animal
4. Got Some
5. State of Love and Trust
6. I Am Mine
7. Unthought Known
8. Rearviewmirror
9. The Fixer
10. Nothing As It Seems
11. In Hiding
12. Just Breathe
13. Jeremy
14. Public Image
15. Spin The Black Circle
16. Porch
17. Alive
18. Yellow Ledbetter


Não deixe de participar do Forum Metal Is The Law para debater sobre Pearl Jam e tudo relacionado ao rock, jazz, blues e heavy metal em geral.

2 comentários:

  1. acabei de ouvir o cd. Bem... a voz do Eddie realmente está quase irreconhecível.

    Parece que a idade finalmente chegou. Uma pena.

    ResponderExcluir
  2. parece a idade chegou foi é pro seu ouvido, achei que tá melhor do que nunca... já ouviu "the wild" ??? Simplesmente fodástico! Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails