sábado, 1 de janeiro de 2011

Mentes Que Inspiram - J. R. R. Tolkien

No primeiro "Mentes Que Inspiram", tratamos da vida e obra do ocultista Aleister Crowley e da música inspirada por ele. Desta vez trataremos de J. R. R. Tolkien, um dos maiores nomes da literatura do século XX, e suas obras, que continuam servindo de fonte de inspiração para músicos dos mais diversos gêneros musicais até hoje.

John Ronald Reuel Tolkien nasceu em Bloemfontein na África do Sul em 3 de Janeiro de 1892. Aos 3 anos de idade, Tolkien, seu irmão Hilary Arthur e sua mãe, Mabel Suffield, mudaram-se para a Inglaterra. O plano era passarem apenas uma temporada no país, devido a questões de saúde de Mabel e seus filhos, mas acabaram permanecendo ali por toda a vida, pois em 1896 o pai, Arthur Tolkien, faleceu antes de se juntar à família.
Mabel passou a ensinar seus filhos em casa, onde Tolkien ganhou interesse pela botânica e leitura, mais tarde passou a estudar na King Edward's School. Aos 12 anos, sua mãe faleceu devido à diabetes. Ele e seu irmão passaram a viver com o Padre Francis Xavier Morgan e converteu-se ao catolicismo.

Iniciou sua carreira acadêmica em 1911, na Universidade de Oxford. Estudou inicialmente Arte e Culturas Clássicas, mas em 1913 mudou-se para o curso de Inglês e Literatura, se formando em 1915 como o primeiro aluno da classe.
Em 1916, mesmo ano em que se casou, Tolkien foi chamado para defender a Inglaterra na Primeira Guerra Mundial, tendo sobrevivido à Batalha do Somme, na França. Um ano depois nasceu seu primeiro filho e no ano seguinte, após contrair tifo, J. R. R. Tolkien pode retornar à Inglaterra. Durante este período ele iniciou o "Livro dos Contos Perdidos", que mais tarde se converteria para "O Silmarillion". Após o fim da guerra, passou a trabalhar como professor e filólogo, sendo um importante contribuidor para o New English Dictionary.

A idéia para "O Hobbit" surgiu em 1928 enquanto corrigia as provas de seus alunos, ele contou que: "Um dos alunos deixou uma das páginas em branco – possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela: Em um buraco no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei por quê." Somente dois anos depois ele começou a escrever "O Hobbit" a partir desta frase, porém abandonou a obra no meio. Mais tarde foi encorajado a terminar o livro e em 1937 foi publicada a primeira edição.
Com o enorme sucesso da publicação, a editora queria lançar mais obras de Tolkien. Ele ofereceu "O Silmarillion", considerada por ele sua principal obra, mas a editora não o considerou "comercialmente publicável" e sugeriu uma sequência para "O Hobbit". Tolkien aceitou o desafio.

"O Senhor dos Anéis" chegou às mãos da editora em 1949, porém só foi publicado em 1954, pois a idéia de Tolkien era que "O Silmarillion" também fosse lançado, como uma espécie de primeiro volume, mas foi novamente rejeitado pela editora. Graças ao "Senhor dos Anéis", o escritor ganhou reconhecimento internacional. A obra criou um chamado "mundo secundário" e graças ao enorme conhecimento linguístico do escritor também criou novas línguas para suas obras, onde a mais elaborada é o élfico. Dentre as influências literárias presentes em "O Senhor do Anéis" pode-se notar principalmente as mitologias nórdica e britânica, além de obras como o "Anel de Nibelungo" e "Beowulf".

J. R. R. Tolkien morreu na Inglaterra no dia 02 de Setembro de 1973. Outros trabalhos do escritor foram lançados após sua morte, entre eles "O Silmarillion".

Apesar de não serem as únicas, as obras que mais influênciaram músicos foram "O Hobbit", "O Silmarillion" e "O Senhor dos Anéis". No Heavy Metal, talvez o fato mais notável seja o Blind Guardian, que lançou o álbum "Nightfall in Middle-Earth" inteiramente inspirado em "O Silmarillion". Além é claro das diversas canções inspiradas nos livros de Tolkien presentes em outros álbum, a mais óbiva de todas é sem dúvida Lord of the Rings do álbum "Tales from the Twilight World". O Summoning também possui inúmeras canções sobre o tema, assim como o Battlelore, que possui toda a discografia tratando do mundo de Tolkien. Entre os dinossauros do Rock, não se pode deixar de citar o Led Zeppelin; Jimmy Page e Robert Plant eram dois leitores de Tolkien, as músicas inspiradas em suas histórias são: Ramble On, The Battle of Evermore e Misty Mountain Hop. A banda austriaca, Rivendell, possui influências desde seu nome (Rivendell é uma cidade fictícia da Terra Média), que é também o nome de uma canção do Rush presente no álbum "Fly by Night", além de The Necromancer do álbum "Caress of Steel". Fora o Rivendell, outras bandas também se inspiraram em Tolkien para escolherem seus nomes, como o Gorgoroth (nome de uma área de Mordor) o Burzum e Amon Amarth.
As influências não param por aí, por isso separamos algumas músicas "Tolkien-based" na playlist abaixo. Óbviamente não são todas, mas deixa a noção da enorme influência do escritor sobre bandas de Rock e Heavy Metal:



Não deixe de acessar o Forum Metal Is The Law para debater sobre tudo relacionado ao rock, jazz, blues e heavy metal em geral.

3 comentários:

  1. Senhor dos Áneis foi uma obra - prima, o cara é um gênio, sim, sem sombra de dúvidas. Além de influenciar grandes nomes do Rock ele sobreviveu a Guerra, é para poucos. Não escondo minnh admiração por ele.

    Ótimo post, continue assim !!!

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia sua influência em algumas bandas como Blind Guardian, mas não imaginava ser tão grande assim. É mais uma amostra da íntima ligação da literatura com o Rock em geral.

    ResponderExcluir
  3. Interessante as matérias som as Mentes que inspiram o Rock, de certa forma o Rock necessita dessas mentes brilhantes.

    PS: Gostaria muito que comentassem também meu blog...

    Ass: Rock n' Roll Rules

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails