domingo, 31 de outubro de 2010

Mentes Que Inspiram - Aleister Crowley

Pensadores, escritores, artistas e diversas personalidades sempre desempenharam um papel importante na hora de influênciar músicos em suas canções. No rock e no heavy metal principalmente, muitas vezes podemos atribuir este papel à Aleister Crowley, um dos mais famosos e importantes ocultistas do século XX.

Nascido em 1875 na Inglaterra, Edward Alexander Crowley foi criado em uma rica família de cervejeiros. Aos 4 anos de idade já sabia ler e aos 10 estudava grego e latim. Sua família era muito religiosa e quando criança era capaz de citar passagens inteiras da Bíblia, porém após a morte de seu pai Crowley começou a demonstrar seu lado mais rebelde e aos 11 anos renegou completamente a religião e cresceu como anticristão convicto, segundo ele, decepcionado com um deus que o abandonara e à mercê de uma mãe pela qual nutria medo e suspeita.

Durante sua vida Crowley adotou dezenas de pseudônimos diferentes, segundo ele para expandir seu conhecimento sobre a humanidade, e em 1895 escolheu o pseudônimo "Aleister" por seu aspecto celta da época dos druidas.
Com a morte de sua odiada mãe, ele herdou 40 mil libras e se mudou para Londres onde se tornou membro da Aurora Dourada e começou a estudar e a fazer experiências de ocultismo.

As idéias pregadas em suas obras eram em boa parte baseadas nas idéias sobre o ocultismo e a mágicka (escrita com "k" para que haja um equílibrio com a palavra original "magic" de apenas cinco letras, equilibrando o hexagrama e o pentagrama. 6 + 5 = 11, "o número geral da mágicka, ou energia que tende a mudar", como ele afirmou em seu livro, 777). Também foram retiradas idéias dos Cavaleiros Templários, suas experiências com os mais diversos tipos de drogas e seu estudo meticuloso do tarô e religiões.
Um de seus livros mais notáveis é o Livro da Lei, onde estão presentes suas famosas frases: "Faze o que tu queres deverá ser o todo da lei." e "Amor é a lei, amor sob vontade."
Vale notar também que diferente do que a grande maioria pensa, Crowley não era um satanista e nem praticava magia negra.

Crowley passou os últimos anos de sua vida entrando e saindo de tribunais, dando entrada em ações por difamações ou se defendendo de ações contra ele. Em dezembro de 1947, após sofrer um ataque cardíaco, ele foi atendido por um médico em uma pensão barata em Hastings. Diz-se que ele começou a gritar por morfina e o médico recusou seu pedido, com raiva Crowley gritou: "Me dê morfina ou você morre em 24 horas!", o médico continuou recusando. Crowley morreu algumas horas depois com lágrimas nos olhos aos 72 anos de idade. No dia seguinte morreu o médico.

No heavy metal, talvez a música mais famosa envolvendo Crowley seja a canção presente no álbum Blizzard of Ozz de Ozzy Osbourne chamada Mr. Crowley, que Ozzy escreveu após ler algumas obras do ocultista.
Na música Quicksand de David Bowie há trechos citando Crowley como por exemplo: "mais próximo da Aurora Dourada, imerso no uniforme imagético de Crowley."
Crowley é também uma das figuras que aparecem na capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles.

Há também nomes de álbuns inspirados nele como o clássico do Celtic Frost, To Mega Therion, que era um dos vários pseudônimos de Crowley que significa A Grande Besta, e Thelema 6 do Behemoth, ao qual se refere à uma doutrina religiosa elaborada por Crowley.
No Brasil temos Raul Seixas, seguidor e divulgador de Crowley algumas de suas músicas inspiradas no ocultista e em Thelema são: Sociedade Alternativa, Novo Aeon e Loteria de Babilônia.

Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin, sempre foi um fanático e seguidor das idéias de Crowley, tanto que na fita master do Led Zeppelin III está presente a frase "Faze o que tu queres deverá ser o todo da lei." Page também é um grande possuidor de itens que pertenceram a Crowley como seu diário pessoal e sua antiga casa na Escócia, chamada Boleskine House, onde praticava rituais de ocultismo. Sting compôs uma música chamada Sychronity II e fala sobre acontecimentos estranhos ocorridos na Boleskine House quando Page era o dono.
Além disso Page possuia uma loja voltada para o ocultismo chamada Equinox, referência à uma das obras de Crowley, e os famosos quatros símbolos do Led Zeppelin foram todos inspirados em símbolos do oculto, ao qual Page sempre estudou e praticou.

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, é também outro estudioso da obra de Crowley desde sua adolescência, músicas como Moonchild e Seventh Son of a Seventh Son do Iron Maiden e Man Of Sorrow de seu trabalho solo foram inspiradas no mesmo. Dickinson também dirigiu o filme Chemical Wedding, que conta a história de um professor que é possuído pelo espírito do ocultista.

A lista de artistas que se inspiram na obra de Aleister Crowley é bastante longa, para não extender a matéria ainda mais separamos abaixo algumas músicas que tiveram ele como fonte de inspiração:


MusicPlaylistRingtones

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails