quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Stratovarius - Elysium (Resenha)


Os finlandeses do Stratovarius voltam em 2011 com seu décimo terceiro álbum de inéditas, o segundo sem o seu ex-principal componente Timo Tolkki.

Quem achava que com a saída do "cérebro" do grupo em 2008, o Stratovarius ganharia nova forma e nova direção, se enganou. Tanto Polaris (2009) quanto o novo Elysium seguem à risca o velho e conhecido som das antigas da banda, porém sem a grande qualidade de álbuns como o "Visions". Não que Elysium seja ruim, mas não é algo muito empolgante.

O disco inicia com um dos dois singles escolhidos, Darkest Hours, que tem uma melodia e um refrão bacanas. Essa é a melhor música do álbum, com mais inspiração. As próximas faixas vêm apenas para manter um bom nível: Under Flaming Skies e o segundo single Infernal Maze.

Com algum esforço você gosta da quarta faixa, Fairness Justified, que é a mais balada do álbum, com coros no refrão e um bom solo lento. Entretanto, a partir de The Game Never Ends, você começa a se sentir entediado, o que se confirma com as faixas Lifetime In A Moment e Move The Mountain. O Stratovarius costuma sempre por uma música de tom rápido e cortante no meio das outras mais melódicas, e desta vez quem cumpre esse papel é a Event Horizon que volta a animar um pouco. Quem fecha é a autointitulada com seus longos dezoito minutos, dando-nos um banho de repetição, como se eles tivessem pegado todo o álbum e sintetizado naqueles quase vinte minutos.

O fato é que a ausência de Tolkki não é notada à "ouvido nu", devido ao mesmo caminho tomado pela banda após a saída do seu líder. Não deve entrar nas listas de melhores do ano e nem dá um quê a mais para a carreira dos finlandeses, mas não é de todo ruim. Porém, se você for daqueles que não tem paciência para metal melódico nórdico, mudará de play antes de chegar à metade.

Nota: 6,5




Tracklist:

Darkest Hours
Under Flaming Skies
Infernal Maze
Fairness Justified
The Game Never Ends
Lifetime In A Moment
Move The Mountain
Event Horizon
Elysium

_________________________________________________
Não deixe de se tornar seguidor do nosso blog e comentar sobre bandas e músicos no nosso fórum.

Um comentário:

  1. Crítica fraquíssima de alguém que não tem a mente aberta para apreciar o som sem o Tolkki. Sou fã do Stratovarius desde o primeiro cd, tenho todos, sei todas as músicas, sou músico, mas sou fã da banda.
    Polaris foi muito bom, porém só muito bom, não foi excelente como o Episode, entretanto Elysium chega perto.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails