domingo, 30 de janeiro de 2011

The Orb Featuring David Gilmour - Metallic Spheres [Review]

Antes de virar febre na década de 1990, a música eletrônica tinha uma abordagem diferente da que se tornou conhecida. Em 1971, a banda alemã Kraftwerk revolucionou ao usar a eletrônica e robótica para criticar a alienação da sociedade. A partir daí, o som eletrônico começou a aparecer no rock progressivo em discos das bandas de krautrock Tangerine Dream, Popol Vuh e Neu!.

A relação entre rock progressivo e música eletrônica se mostra mais íntima ao ler listas de melhores discos feitas por DJ´s: o próprio Alex Peterson, atualmente, o único integrante do The Orb, declarou que Meddle, do Pink Floyd está entre seus preferidos.

Peterson e Gilmour já trabalharam juntos. Gravaram uma versão de Chicago, do super grupo Crosby, Stills, Nash & Young. Então, depois de um remix que teve sua duração estendida a ponto de poder gravar um novo álbum e com clima de Pink Floyd, Peterson chamou Gilmour para juntar-se a ele e ao produtor Youth (que toca baixo no disco) para gravar Metallic Spheres. Este, composto por apenas duas longas suítes, em que Alex adicionou efeitos eletrônicos, teclados, e sons incomuns, como folhas balançando com o vento.

A primeira e mais longa faixa, Metallic Side, lembra o Pink Floyd de Ummagumma e Atom Heart Mother, quando a banda estava mais distante da música pop, fazendo progressivo menos comercial. A voz de Gilmor é ouvida em poucos trechos, mas não é uma letra em si. Já Spheres Side é reflexo da influência que o krautrock tem sobre o som do The Orb, com mais sintetizadores e um pouco mais engrenada.

Não há um único estilo para enquadrar o trabalho. O trio fez um ótimo trabalho na composição do álbum (Youth tanto pelo som de seu baixo, tanto pela produção exemplar). The Orb deu uma roupagem atual ao som do Pink Floyd, e Gilmour fez um fácil candidato a vaga de melhor disco sem a banda que o levou ao estrelato.

Se você tem interesse em conhecer melhor o projeto, o disco tem um site oficial, com informações e interessantes vídeos dos bastidores da gravação de Metallic Spheres.



Nota: 8,5


Tracklist:


01. Metallic Side: 28:37

a. Metallic Spheres
b. Hymns To The Sun
c. Black Graham
d. Hiding In Plain View
e. Classified

02. Spheres Side: 20:09

a. Es Vedra
b. Hymns To The Sun (Reprise
c. Olympic
d. Chicago Dub
e. Bold Knife Trophy

______________________________

Cadastre-se no nosso fórum para debater sobre Pink Floyd e David Gilmour

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails