quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Melhores Discos de 2010 - Parte 5

O ano de 2010 vai se acabando e deixando a sensação de que a música continua firme e forte, lançando diversos músicos competentíssimos, de muita qualidade e criatividade.

Se um top 20 de melhores álbuns do ano ainda deixaria um tanto de bons trabalhos de fora, um top 10 é quase martirizante de se fazer. Na minha lista, entraram e sairam vários álbuns, por várias vezes, e quando eu achava que ela estava finalmente pronta, tinha que fazer mais alguma mudança.

Tive que deixar bandas e álbuns que gosto muito de fora, mas estou satisfeito com o produto final. Então, confira abaixo a última lista de "Melhores de 2010" pelo Metal Is The Law, e não se esqueça de comentar, mesmo que a lista destoe da sua opinião.

Lista elaborada por Douglas Paraguassú



10°) Witchkrieg - Witchery

Álbum super pesado mas com muito mais qualidade do que um "death metal podrão". Aqui você encontra riffs beirando o thrash metal e solos habilidosos, com direito a participações especiais de Kerry King (Slayer), Gary Holt e Lee Altus (Exodus) e Hank Shermann (ex-Mercyful Fate). É o melhor álbum da carreira do Witchery.


9°) The Seraphic Clockwork - Vanden Plas

Metal Progressivo competentíssimo do Vanden Plas, mostrando que sabe o que faz ao trabalhar com um estilo musical tão difícil. Álbum cheio de melodia e momentos de ápice.


8°) Blood Of The Nations - Accept

Por incrível que pareça, eu detestei esse álbum nas primeiras vezes que eu ouvi, quando foi lançado. Mas como eu vi a quantidade de elogios que "Blood Of The Nations" estava recebendo, resolvi por ele para tocar mais vezes e percebi o enorme erro que cometi ao renegá-lo. O Accept simplesmente produziu uma das maiores obras-primas de sua carreira.


7°) Axioma Ethica Odini - Enslaved

O Enslaved produziu um grande disco. Músicas marcadas por incríveis guturais, passagens acústicas, melodia e peso. Para quem é fã de música pesada, vale a pena ouvir.


6°) Sting In The Tail - Scorpions

Encerram a longa estrada com esse álbum, mas ao menos encerram por cima. O Scorpions foi mais uma banda que produziu um dos melhores discos de sua discografia. Hard rock que muitas vezes lembra a história gloriosa dos alemães, repleto de músicas realmente poderosas.


5°) The Fallen Grace - The Archetype

Os italianos do The Archetype fizeram um álbum sensacional. Uniram vocais guturais e vocais limpos, partes melódicas surpreendentes, músicas fortes e baladas formidáveis, inclusive uma delas cantada na língua nativa dos músicos. Agora, foi só eu que vi na capa a bandeira da Itália na janela?


4°) Black Country - Black Country Communion

Aí está um supergrupo para dar o que falar e muito o que ouvir. Músicos de qualidade desconhecida por muitos como Bonamassa e Jason Bonham (ainda tinha que honrar o nome) se uniram aos aclamados Derek Sherinian e Glenn Hughes para lançar um álbum majestoso. Quem ainda não ouviu, deve correr imediatamente.


3°) Order Of The Black - Black Label Society

O guitarrista e dono da banda, Zakk Wylde, voltou com tudo após sua saída da banda de Ozzy Osbourne. Metal como só o guitarrista sabe fazer, bem poderoso e selvagem. Só para se tornar repetitivo, um dos melhores da história do grupo.


2°) Ironbound - Overkill

Esses caras parecem ter voltado aos 20 anos, que petardo! Não só a cozinha e as guitarras soam muito bem, como o vocalista Bobby "Blitz" canta demais com seus vocais hostis e animalescos. Clássico!


1°) Discipline Of Hate - Korzus

O primeiro lugar da minha lista vai para os brasileiros do Korzus, de forma muito merecida. A muito tempo que o Brasil não lançava algo tão bom dentro do thrash metal. "Discipline Of Hate" é primoroso e com ele esperamos que essa banda tão esquecida ganhe o devido reconhecimento, nacional e também internacional.

7 comentários:

  1. Witchery, Enslaved, Korzus e outros ótimos álbuns que mereciam aparecer, mas acabaram ficando fora das outras listas. Mesmo não dando para botarmos tudo uma lista meio que acabou completando a outra.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, uma acabou completando a outra sim. O álbum do Witchery por pouco não entrou na minha lista também. O que me surpreendeu nessa foi a ausência do The Obsidian Conspiracy, achei que era um dos garantidos.

    ResponderExcluir
  3. Ah, e o Black Country foi a única unamidade, não esperava que fosse ele, achei que ia ser o do Accept

    ResponderExcluir
  4. Pois é, pegue as listas do Metal Is The Law e você terá uma quase completa retrospectiva de 2010. Quase porque ainda faltaram nomes como Tarja, Sabaton, Angra, Rotting Christ, etc. E o Black Country mereceu a unanimidade, muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Acabou que gostei de todas as listas. Esta com as bandas mais pesadas de todas (de um modo geral). Concordo com os comentários anteriores de que uma lista completou a outra, cada uma com discos do genero que o autor mais entendia/gostava, deixando as listas variadas.

    ResponderExcluir
  6. Olá, acabei de conhecer o blog e gostei bastante! As listas me surpreenderam bastante na grande diversidade de estilos... uma pergunta, vocês acompanharam os lançamentos das bandas brasileiras também? Porque por aqui o ano também foi ótimo, principalmente com álbuns lançados por bandas de recentes a estreantes, como Hangar, Soulspell, Caravellus, Tierramystica e antigos como Angra, Korzuz, Wizards. Recomendo fortemente!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, posso dizer que a maior parte dos redatores ouviu os discos das bandas que você citou. Eu ouvi apenas o do Angra (uma banda que eu não gosto) e do Korzus , como você deve ter percebido pelas listas, cada um tem um estilo preferido e que conhece melhor, então é natural cada um focar em tal estilo, mas sem deixar de lado os que não domina. Obrigado pelo comentário e elogio.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails