segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Yngwie Malmsteen - Relentless [Review]

O guitarrista sueco e virtuoso, Yngwie Malmsteen, está de volta com seu mais novo álbum de estúdio: "Relentless". Novamente pesado e agressivo, o sucessor do acústico e orquestral "Angels of Love" (2009) é também o segundo a contar com Tim "Ripper" Owens nos vocais, que já havia marcado presença no "Perpetual Flame" de 2008.

O álbum contém 15 faixas e mais de uma hora de duração. As faixas alternam entre uma instrumental e a seguinte cantada quase até o fim do disco, porém essa alternância não chega a se tornar enjoativa.

Se você já ouviu algum álbum de Yngwie Malmsteen você provavelmente já sabe o que esperar. Novamente está tudo aí: ele percorrendo o braço inteiro do instrumento, principalmente através da escala menor harmônica, os arpejos tocados através do sweep picking e os riffs pesados, tudo em alta velocidade e com influências fortes da música erudita, resultando no famoso metal neo-clássico que muitos tentam e poucos conseguem atingir a mesma precisão e qualidade que o guitarrista criou.

Apesar de ser um vocalista capacitado, não vejo Tim Owens como a melhor opção para o estilo de Malmsteen, algumas faixas em que ele participa acabam ficando com a sensação de que algo está faltando, como é o caso de Critical Mass e Blinded. Isso se deve ao fato de que Owens não gravou nenhuma música especialmente para este álbum, ele recentemente declarou que nada sabe sobre "Relentless" inclusíve se sua voz está ou não nele. Ou seja, o que temos aqui são sobras de estúdio das gravações de "Perpetual Flame", onde foram gravadas várias músicas, mas algumas tiveram que ficar de fora e agora estão sendo reaproveitadas por Malmsteen sem consultar Owens primeiro. Porém Owens também aparece em alguns dos bons momentos do disco como em Axe to Grind, Caged Animal e Tides of Desire.
O próprio Malmsteen se arrisca a cantar durante Look At You Now, uma boa faixa e que também mostra que ele é muito melhor guitarrista do que vocalista.

Na parte instrumental podemos destacar Shot Across the Bow e Into Valhalla que apresentam um ou outro momento com algumas idéias diferentes ainda dentro do estilo que é a marca registrada de Malmsteen. Fora isso, temos o guitarrista investindo em mais do mesmo, como é o caso de Relentless mostrando sua técnica absurda, a já conhecida Arpeggios from Hell e a auto-explicativa Adagio B Flat Minor Variation.

A época de inovações do guitarrista já passou há muito tempo e "Relentless" não é recomendado para aqueles que não gostam dos outros trabalhos de Malmsteen, porém também não é necessario ser um fã bitolado para apreciar os bons momentos que temos aqui. Mas infelizmente esse bons momentos alternam com momentos mornos que nada empolgam resultando em um álbum apenas razoável, longe de ser um item essencial da discografia do músico.

Tracklist:

1. Overture
2. Critical Mass
3. Shot Across the Bow
4. Look at You Now
5. Relentless
6. Enemy Within
7. Knight of the Vasa Order
8. Caged Animal
9. Into Valhalla
10. Tides of Desire
11. Adagio B Flat Minor Variation
12. Axe to Grind
13. Blinded
14. Cross to Bear
15. Arpeggios From Hell
_____________________________
Não deixe de participar do Forum Metal Is The Law para debater sobre Yngwie Malmsteen e tudo relacionado ao rock, jazz e heavy metal em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails