quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Le Noise - Neil Young [Review]

A informação que Le Noise, traria Neil Young desacompanhado, sem nenhuma banda de apoio, somada a declaração do produtor Daniel Lanois, parceiro de grandes nomes como Bob Dylan, Peter Gabriel e Brian Eno, à Bilboard dizendo que o novo disco de Neil Young iria ''elevar o violão a um outro patamar''.

Contudo, entre as oito faixas que compõem o álbum, lançado em CD, Vinil e Blu-Ray (este último mostrando os bastidores da gravação), apenas duas são conduzidas no violão.

Antes de ouvir o disco, recomendo reunir todos os pensamentos que você tem sobre o músico, e jogar fora. Lembra-se dos discos cristalinos e angelicais do Crosby, Stills, Nash & Young ? Esqueça! Lembra de Harvest, On The Beach e Zuma? Isso não existe mais. O violão melancólico e uma voz tristonha perderam espaço para uma guitarra pesada e distorcida que faz jus ao nome do play: Noise. É, barulho, isso que o novo disco de Neil Young traz.

Neil Young sempre foi um grande guitarrista, e nesse disco seu instrumento ganha destaque. Apesar disso, Le Noise é um disco cansativo. A voz de Neil Young entra com alguns delays e outros efeitos de estúdio que deixam o álbum repetitivo e até chato. As três primeiras soam como uma queda livre em um abismo gigantesco e obscuro, mas surge uma corda em que podemos nos apoiar por alguns minutos, ela é Love And War, uma música linda com o violão guiando o ouvinte de forma quase que espiritual. A partir daí seguem Angry World e Hitchhiker, as melhores músicas elétricas do álbum. Essa última ganhou até um clip. A sequência continua com Peacefull Valley Boulevard, que faz a languidez retomar o controle do ambiente, e fecha o álbum com a mediana Rumblim´.

Le Noise é amargo. Difícil de digerir, ou entender. O disco teve um número rasoável de falhas que degrinem o bom projeto. É verdade que as faixas são muito melhores se ouvidas separadamente, mas nós estamos comentando a obra, e não as músicas isoladamente. É bom ver a inquietação de um artista que atingiu o topo, mas mesmo assim tem a audácia de renovar-se com algo diferente do que já fez, só é lamentável ver que Neil Young exagerou, passou do ponto e aventurou-se demais. Mesmo assim, Le Noise não é um caso perdido. As guitarras são bem trabalhadas e os andamentos lentos são intrigantes. O que o danificou foi o excesso de produção para parecer sem produção, derrubando músicas que poderiam ser muito boas.

Mesmo assim, é Neil Young, o tiozão do Rock e do Folk. Le Noise melhora um pouco a cada audição e as músicas parecem tomar forma ao gosto dos fãs.


Tracklist

1. Walk With Me
2. Sign Of Love
3. Someone´s Gonna Rescue You
4. Love And War
5. Angry World
6. Hitchhiker
7. Peacefull Valley Boullevard
8. Rumblin´

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails