quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Eric Johnson - Up Close [Review]

Já se passaram cinco longos anos desde Bloom, o último álbum de estúdio do aclamado guitarrista texano, Eric Johnson. No início do mês o músico finalmente emergiu de seu estúdio com 15 novas composições que fazem parte de seu novo álbum: Up Close.

Eric Johnson sempre se mostrou um guitarrista de extremo bom gosto na hora de executar suas frases, em Up Close não é diferente, como é o caso da instrumental Gem. Na grande maioria das faixas as influências do Blues prevalecem, principalmente do guitarrista Steve Ray Vaughan. O exemplo mais óbvio é Texas que ainda conta com a participação do irmão de Steve Ray, Jimmie Vaughan.

Jimmie não é o único convidado a marcar presença no disco, Steve Miller assume os vocais em Texas, Jonny Lang em Austin, Sonny Landreth em Your Book e Malford Milligan em Brilliant Room um dos destaques do álbum. O próprio Eric Johnson também ocupa o posto de vocalista durante A Change Has Come To Me.

Instrumentalmente o foco fica na guitarra de Johnson, que acaba explorando um pouco menos estilos como o Jazz e dando mais prioridade ao Blues Rock. Os demais instrumentos acabam tendo um papel um pouco mais discreto ao longo do disco.

Em Up Close, Eric Johnson prova mais uma vez que ainda consegue surpreender seus fãs. Com seu modo de tocar sutil e inteligente ele consegue incorporar clichês do Blues em suas músicas sem perder a originalidade, obstáculo que muitos guitarristas esbarram ao se aventurarem por esse campo. Up Close talvez não se torne um dos maiores clássicos de sua carreira, porém serve como um bom acréscimo para o ótimo catálogo do músico.

Tracklist:
 1. Awaken
 2. Fatdaddy
 3. Brilliant Room
 4. Texas
 5. Gem
 6. Traverse
 7. Austin
 8. Soul Surprise
 9. On The Way
10. Arithmetic
11. The Sea And The Mountain
12. Vortexan
13. A Change Has Come To Me
14. Change (Revisited)
15. Your Book
___________________________________________
Não deixe de participar do Forum Metal Is The Law para debater sobre Eric Johnson e tudo relacionado ao rock, jazz, blues e heavy metal em geral.

Um comentário:

  1. Parabéns, muito bem escrito. Farei uma audição do disco, Eric Johnson é sem comentários.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails