terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Guitar Heaven: The Greatest Guitar Classics Of All Time - Santana [Review]

O novo disco do mexicano Carlos Santana segue o mesmo estilo dos seus últimos discos, onde um vocalista convidado participa em uma faixa diferente. Além disso, o disco não traz músicas próprias do músico, e sim, grandes clássicos do rock da década de 1960 até 1980 (exceto Under The Bridge)  todas com uma roupagem mais moderna, aceleradas e sem perder o estilo latino do guitarrista. 

Alguns poucos dos vocalistas convidados são conhecidos entre os rockers, como Chris Cornell, Chester Bennington e a lenda Joe Cocker.  

A primeira vista, o projeto parece insosso e ultrapassado. Mais um disco de covers com músicas já manjadas por todos os bons fãs de rock. Mas basta apertar o play e ver que o negócio não é bem assim. O disco abre com Whole Lotta Love, com a voz despojada de Chris Cornell e com Santana já metendo esquentando o ambiente, com algumas notas não incluídas na versão original do Led Zeppelin. Can´t You Hear Me Knocking é uma das faixas que mais caem para o estilo latino do guitarrista, com um solo matador no fim da música, que é seguida de uma versão mais elétrica, e ao mesmo tempo regional, devido as percussões no fundo da música, sem perder o ritmo.

Back In Black chega com em uma versão que mistura o rap do vocalista NAS, o rock já característico da faixa mais algumas distorções do mexicano. O caminho, até agora inédito para Santana, mostrou a habilidade do guitarrista, sua capacidade de adaptação e flexibilidade notável. Uma das melhores faixas do disco. 

Os trabalhos de guitarra sempre mantém um patamar elevado, contudo, sua exelência fala mais alto em: While My Guitar Gently Weeps, com um solo carregado de feelin´, uma voz nobre e sensual de India Arie e a participação de Yo Yo Ma, considerado um dos melhores violoncelistas da história; no lendário blues de Howlin´ Wolf (também já revisitado por Jeff Beck), I Ain´t Superstitious, com um espaço maior para os tão esperados solos do guitarrista; e Little Wing, que parece ganhar uma nova vida a cada versão que ganha, e na voz de Joe Cocker ela fica ainda mais envolvente.

O álbum apresenta uma leve falha: a excussão de Riders On The Storm. Mesmo com o lendário tecladista do The Doors, Ray Manzarek, e um solo inpiradíssimo de Carlos Santana, a música não teve um bom caimento na voz do limitado e fraco vocalista do Linkin Park, Chester Bennington.

Guitar Heaven é magnífico e delicioso. A experiência de ouvir faixas que beiram a vulgaridade não se torna cansativa e inexpressiva devido a inspiração genial do guitarrista Carlos Santana, que não faz um simples disco de covers, mas tranformas suas pistas, com arranjos diferentes, mais rápidos, versáteis, e divertidos. Mais um lançamento que deve ser ouvido e desgustado com atenção. Essencial.

Tracklist:

1. Whole Lotta Love featuring Chris Cornell (Led Zeppelin)
2. Can't You Hear Me Knockin featuring Scott Weiland (The Rolling Stones)
3. Sunshine Of Your Love featuring Rob Thomas (Cream)
4. While My Guitar Gently Weeps featuring India Arie and Yo-Yo Ma (The Beatles)
5. Photograph featuring Chris Daughtry (Def Leppard)
6. Back In Black featuring Nas (AC/DC)
7. Riders On the Storm featuring Chester Bennington and Ray Manzarek (The Doors)
8. Smoke On the Water featuring Jacoby Shaddix (Deep Purple)
9. Dance the Night Away featuring Pat Monahan (Van Halen)
10. Bang A Gong featuring Gavin Rossdale (T. Rex)
11. Little Wing featuring Joe Cocker (Jimi Hendrix)
12. I Ain't Superstitious featuring Jonny Lang (Howlin' Wolf, Jeff Beck Group)
13. Fortunate Son featuring Scott Stapp (Credence Clearwater Revival)
14. Under the Bridge featuring Andy Vargas (Red Hot Chili Peppers)
15. La Grange featuring Kenichi Asai (Japanese Edition Only)

2 comentários:

  1. Pronto para conferir e opinar.
    Santana é um Grande Mestre!

    ResponderExcluir
  2. Adicione isso a um tracklist matador e você terá como resultado, um discaço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails