quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Clapton - Eric Clapton [Review]

Um dos guitarristas mais respeitados do mundo está de volta depois de um período de 5 anos sem gravar nenhum disco de estúdio. Entretanto, Eric não ficou parado durante todo esse tempo. Ele escreveu uma biografia, onde fala de vários assuntos, até sobre a morte de seu filho de 4 anos, episódio que teria inspirado o hit Tears In Heaven. No livro, o guitarrista também admite ter gravado vários discos nos anos 1970 no ''piloto automático'', sem ter uma relação de cuidado com seus trabalhos.

Essas férias dos estúdios foram positivas para o músico, que parece ter redescoberto o prazer de gravar um disco. Clapton não apresenta muitas surpresas; é um disco que oscila entre o jazz e o blues, com algumas versões de clássicos do estilo e composições próprias. Aquele virtuosismo que era visto no Cream, deu lugar a uma guitarra séria e bem estruturada, que mesmo com solos simples, como o de That´s No Way To Get Along Diamonds, ainda nos emocionam. 

O piano entra no álbum com maestria nas faixas jazzísticas. How Deep Is The Ocean; River Runs Deep Autum Leaves, um clássico do jazz, já tendo sido gravado por músicos lendários como Miles Davis e Charlie Parker. 

O álbum apresenta, no geral, uma atmosfera melancólica, que é quebrada em poucos momentos por faixas aprazíveis, simples e carismáticas, como My Very Good Friend The Milkman; When Somebody Thinks You´re Wonderful e pelos backing vocals e pela gaita enraizada no folk de Judgement Day.

Eric não canta como antes, e algumas vezes falha para atingir notas mais altas. A sua guitarra não tem mais o mesmo timbre ácido que tinha na década de 1960 (não considerar isso como um aspecto negativo ou positivo). Mesmo assim, Clapton é um exímio e atemporal  trabalho de uma lenda viva, que ainda nos empolga com cada acorde de seu instrumento, seja ele sublime e discreto ou virtuoso e exuberante. Um álbum que mostra a versatilidade e a sensibilidade do guitarrista, que parece transmitir todos os seus sentimentos aos seus ouvintes, provocando assim, uma sensação única.  

Tracklist:


1. Travelin' Alone 
2. Rocking Chair 
3. River Runs Deep 
4. Judgement Day
5. How Deep Is the Ocean 
6. My Very Good Friend the Milkman 
7. Can't Hold Out Much Longer 
8. That's No Way to Get Along 
9. Everything Will Be Alright 
10. Diamonds Made from Rain 
11. When Somebody Thinks You're Wonderful 
12. Hard Times Blues 
13. Run Back to Your Side 
14. Autumn Leaves 

2 comentários:

  1. Diamonds made from rain : A música linda, nova e perfeita do Eric.
    Pra quem achava que o Clapton não podia se superar, este CD, prova completamante que ele não só podia como fez.

    ResponderExcluir
  2. Diamonds é realemnte uma música fantástica. Seu solo mostra que Clapton ainda pode fazer mais.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails