domingo, 26 de dezembro de 2010

The Big 4 Live From Sofia, Bulgaria (DVD) [Review]

O encontro das bandas do chamado Big Four foi aguardado por fãs da música pesada durante décadas. Para aqueles que ainda não sabem, o Big Four consiste nas quatro bandas consideradas as mais importantes da cena Thrash Metal americana, as bandas são: Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax.
No dia 22 de junho de 2010, a espera de quase 30 anos chegou ao fim, e pela primeira vez na história as quatro bandas dividiram o palco. O local escolhido para o evento foi o Sonisphere Festival, na Bulgaria.

Os shows foram transmitidos para cerca de 800 cinemas em todo o mundo e recentemente as apresentações foram lançadas em três formatos: DVD, Blu-Ray e CD.
Trataremos aqui a versão em DVD. Como são quatro shows diferentes, nada melhor que falarmos de cada um isoladamente.

Anthrax:

A trupe de Scott Ian ficou encarregada de ser a primeira a subir ao palco. No momento uma parte do público ainda não havia chegado, e aos poucos os espaços vazios nas arquibancadas do estádio do Vasil Levski foram sendo preenchidas. O ano de 2010 também marcou o retorno de Joey Belladonna à banda. Durante a apresentação ficou visível que o cantor já não tem mais o mesmo fôlego e alcance de antigamente, porém tudo foi compensado pela dedicação e presença de palco. O repertório foi repleto de clássicos como Caught In A Mosh e Madhouse, além de ter tido espaço para Only, música da época em que John Bush era o vocalista da badna. Foi durante a apresentação do Anthrax que o público se mostrou menos participativo, mesmo com uma boa parte cantando as músicas e alguns mosh-pits. Aos poucos o público foi se soltando, principalmente durante o cover de Heaven And Hell para homenagear Ronnie James Dio, porém nada comparado com os shows seguintes. Ainda sim o show do Anthrax foi digno e mostrou a capacidade de seus músicos.

Megadeth:
O Megadeth não utilizou muito do tempo disponível para interagir com os presentes, foi um petardo atrás do outro quase sem intervalos. Holy Wars...The Punishment Due abriu o show e nem a forte chuva que caia foi o suficiente para impedir a empolgação dos fãs que cantaram em uníssono músicas como A Tout Le Monde e Peace Sells. O show que se assiste no DVD só não é perfeito por um motivo: os vocais de Dave Mustaine. Não, eles não estavam ruins, mas alguns trechos foram visívelmente "maqueados" em estúdio, não tanto quanto no DVD "Rust In Peace Live", mas o suficiente para deixar os trechos modificados sem vida e soando artificiais. Fora este detalhe foi um show e setlist matador, mesmo com a ausência de Tornado of Souls.

Slayer:

O Slayer, a única das quatro bandas ainda com a formação original, não teve pena de ninguém e colocou o local à baixo com o seu peso. Após a cirurgia no pescoço, Tom Araya não está mais "bangueando", mas continua soando o mesmo. A dupla de guitarristas, Jeff Hanneman e Kerry King, se mostrou afiada em todos os momentos, assim como Dave Lombardo, um show à parte na bateria. Foram tocados clássicos como Raining Blood e Seasons in the Abyss e também músicas do álbum mais recente como Hate Worldwide e World Painted Blood.
O show do Slayer encerra o conteúdo do disco 1.

Metallica:
Ok, é fato que 99% dos fãs não gostam dos três álbuns do Metallica lançados entre 1996 e 2003, mas também é fato que a banda retornou à boa forma com o "Death Magnetic" e que ela nunca deixou a desejar ao vivo. O show começou com o tradicional vídeo de Ecstasy of Gold antes da banda abrir com Creeping Death. O setlist percorreu todos os álbuns da banda, com exceção de "Load" e "St. Anger" (que não fizeram falta nenhuma). Músicas como Fuel ainda tiveram direito a um show de efeitos pirotécnicos.
O momento histórico chegou perto do fim da apresentação quando James Hetfield convidou todos os membros das outras bandas para a execução de Am I Evil? do Diamond Head. A única banda que não estava completa durante a música era o Slayer, apenas Dave Lombardo compareceu. Foi a primeira vez desde 1983 que Dave Mustaine tocou com o Metallica, quando foi demitido da banda.
Após a jam, uma viagem no tempo até o primeiro álbum do grupo, "Kill 'em All", onde Hit The Lights e Seek & Destroy encerraram a noite.

Além do show do Metallica, o disco 2 ainda contém um mini-documentário de 45 minutos, repleto de cenas dos bastidores que ainda incluem o ensaio para Am I Evil?.
São ao todo mais de cinco horas de show e apesar de algumas pequenas falhas, nenhuma é suficiente para manchar a performance das bandas. The Big 4 Live From Sofia, Bulgaria é sem dúvidas um item essencial para a coleção dos fãs de qualquer uma das quatro bandas.

Setlist Anthrax:
1. "Caught in a Mosh"
2. "Got the Time"
3. "Madhouse"
4. "Be All, End All"
5. "Antisocial"
6. "Indians"/"Heaven & Hell"
7. "Medusa"
8. "Only"
9. "Metal Thrashing Mad"
10. "I Am the Law"

Setlist Megadeth:
1. "Holy Wars... The Punishment Due"
2. "Hangar 18"
3. "Wake Up Dead"
4. "Head Crusher"
5. "In My Darkest Hour"
6. "Skin o' My Teeth"
7. "A Tout le Monde"
8. "Hook in Mouth"
9. "Trust"
10. "Sweating Bullets"
11. "Symphony of Destruction"
12. "Peace Sells"/"Holy Wars Reprise"

Setlist Slayer:
1. "World Painted Blood"
2. "Jihad"
3. "War Ensemble"
4. "Hate Worldwide"
5. "Seasons in the Abyss"
6. "Angel of Death"
7. "Beauty Through Order"
8. "Disciple"
9. "Mandatory Suicide"
10. "Chemical Warfare"
11. "South of Heaven"
12. "Raining Blood"

Setlist Metallica:
1. "Creeping Death"
2. "For Whom the Bell Tolls"
3. "Fuel"
4. "Harvester of Sorrow"
5. "Fade to Black"
6. "That Was Just Your Life"
7. "Cyanide"
8. "Sad but True"
9. "Welcome Home (Sanitarium)"
10. "All Nightmare Long"
11. "One"
12. "Master of Puppets"
13. "Blackened"
14. "Nothing Else Matters"
15. "Enter Sandman"
16. "Am I Evil?"
17. "Hit the Lights"
18. "Seek & Destroy"

5 comentários:

  1. Ver essas quatro grande bandas dividindo o palco é algo único! Quero muito ter esse registro histórico, o que me faz titubear é essa do Mustaine ter regravado os vocais... mas acho que ainda vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Pode ficar tranquilo que os vocais regravados do Mustaine são só em alguns trechos de uma música ou outra, não ficou tão abusado como no Rust In Peace Live. Mesmo se isso incomodar ainda há mais 4 horas de shows e um documentário. Pode correr atrás desse DVD porque vale a pena! :)

    ResponderExcluir
  3. o slayer como sempre arrasou e na minha opinião foi o melhor show!

    ResponderExcluir
  4. qual o motivo para o slayer nao participar da jam no final do show???

    ResponderExcluir
  5. O Kerry King explicou o porque de não ter participado em uma entrevista. Ele disse o seguinte:

    "Há uma razão muito boa. Não leva muito tempo para eu explicar. Dave Mustaine do Megadeth e James Hetfield do Metallica vieram até a mim naquele dia, dizendo: 'Ei, seria legal se você participasse'. Eu sabia que Jeff Hanneman e Tom Araya não participariam da Jam. E eu também sabia que nenhum deles iria editar o nosso vídeo que estava indo para os cinemas em algumas horas, então eu disse ao James e Dave: 'Escutem. Eu tenho que editar o nosso vídeo antes mesmo que eu possa pensar em tocar com vocês'. Assim, eu fui correndo para a sala de ajuste depois que eu tinha feito a escolha das músicas, e eles já estavam no palco. Eu recebo um monte de críticas por não ter participado da Jam, mas essa é a história".

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails