O dia de ontem (06/02/11) iniciou com uma notícia que abalou o mundo da música: Gary Moore havia falecido. O músico de 58 anos foi encontrado morto em seu quarto de hotel em Estepona, na Espanha. A causa de sua morte ainda não foi revelada.
O músico norte-irlandês era dono de uma carreira extensa, tendo gravado dezenas de discos e tocado em várias bandas. Gary Moore começou a ganhar destaque no meio musical com o Skid Row (não confunda com a banda de Sebastian Bach), ao qual formou com 16 anos de idade e lançou dois álbuns de estúdio. Sua carreira solo iniciou em 1973 com o lançamento do álbum "Grinding Stone". Até 1989 seus álbuns tinham enorme presença do Hard Rock e Heavy Metal, porém apartir do disco "Still Got The Blues" (1990) o músico entrou de cabeça no Blues.
Foi também em sua carreira solo que Moore trabalhou pela primeira vez com seu amigo Phil Lynott, líder da banda de Hard Rock Thin Lizzy, ao qual viria a se tornar membro fixo de 1978 à 1979, além de ter tocado e composto no 9º álbum de estúdio da banda: "Black Rose: A Rock Legend".
Gary Moore também desempenhou um papel notável em outras bandas como no Colosseum II - banda que nasceu das cinzas da banda Colloseum- no BBM - basicamente um Cream com Gary Moore no lugar de Eric Clapton - e Scars. Moore também tocou em dois álbuns solo de Greg Lake, além de ter tocado em alguns shows ao vivo do músico.
Novamente a música perde um de seus grandes nomes, que com certeza deixará saudades e milhares de fãs desolados. Abaixo, 10 vídeos para relembrarmos as várias fases da carreira e legado musical de Gary Moore:
Depois de Dio e Captain Beefheart, outra lenda do Rock se vai. Não precisa nem dizer que era um guitarrista excelente. Não conheco muito sua carreira solo, apenas algumas músicas, mas com o Thin Lizzy, ele arrebentou!
ResponderExcluirNão sabia desse vídeo dele com Ginger Baker e Jack Bruce, muito bom!