sexta-feira, 3 de junho de 2011

Týr - The Lay Of Thrym [Review]

Formada em 1998, o Týr foi uma banda que causou uma certa má impressão pelo seu álbum de estreia um tanto precipitado, How Far To Asgaard, que lembra muito pouco a atual sonoridade da banda. O segundo álbum, Eric The Red, já mostrava uma grande evolução, principalmente pelo fato de que o guitarrista Heri Joensen assumiu também os vocais, com a saída do vocalista Pól Arni Holm. A voz de Joensen se tornou uma das principais marcas do Týr. O som primitivo e simples do primeiro álbum dava lugar um som mais progressivo, recheado de passagens épicas. Desde então a banda vem progredindo substancialmente.

The Lay Of Thrym é inspirado em Þrymskviða (A Canção de Thrym), um poema da Edda Poética, uma coleção de poesia nórdica antiga. O poema conta a história do gigante Thrym, que rouba o martelo de Thor e exige a deusa Freya como pagamento.

É sensível a evolução da banda em relação aos discos anteriores. As linhas instrumentais estão bem mais pesadas e trabalhadas, principalmente a cozinha, baixo e bateria estão bem mais variados. As guitarras também evoluíram, e são o destaque do disco, com riffs marcantes e solos muito bem compostos. Como já dito, Heri Joensen se tornou uma das marcas da banda, pois seu timbre e o modo simples de cantar casam perfeitamente com o som proposto, e o vocalista foi outro a evoluir, apresentando um vocal mais maleável e potente. Além disso tudo, a produção está cristalina.

Esse disco também mostra um repertório mais versátil, como a pesada Fields Of Fallen, um heavy metal com levada mais tradicional, a belíssima balada Evening Star, e Konning Hans, cantada em Feroês. Outros destaques são Flames Of The Free, que abre o álbum com tudo, Hall Of Freedom, canção que resume basicamente o som da banda, e Take Your Tyrant, com seu refrão forte e pegajoso. Os covers de Black Sabbath e Rainbow, I e Stargazer, ambas cantadas por Ronnie James Dio, ficaram corretas e até simples, mas com a identidade da banda.

A maior força do Týr está na diversão ao ouvi-la, a banda mostra muita energia em todas as canções e os refrãos fáceis contribuem muito para isso, e também percebemos algumas características que facilmente são reconhecidas como somente da banda, mostrando que eles já definiram um estilo próprio. The Lay Of Thrym é um álbum sólido, poderoso e representa o ápice da evolução da banda e o ponto alto de sua discografia.


Nota 8,5


Tracklist:
01. Flames of the Free
02. Shadow of the Swastika
03. Take Your Tyrant
04. Evening Star
05. Hall of Freedom
06. Fields of the Fallen
07. Konning Hans
08. Ellindur Bondi a Jadri
09. Nine Words of Lore
10. The Lay of Thrym

Bonus Tracks:
11. I [Black Sabbath cover]
12. Stargazer [Rainbow Cover]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails