sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pagan's Mind - Heavenly Ecstasy [Review]

Dando início em seus trabalhos em 2000, os noruegueses do Pagan's Mind vinham se destacando dentro do universo do metal progressivo depois de dois excelentes álbuns, e consolidou de vez seu nome dentro desse cenário com o impecável Enigmatic: Calling, e depois com o ótimo God's Equation em 2007, que dividiu um pouco os fãs. Quatro anos depois, a banda volta com Heavenly Ecstasy, um álbum que mistura a sonoridade do início de sua carreira com a adotada ao longo dela, a já conhecida mistura da melodia do power metal com pitadas de thrash, resultando num prog metal único e com identidade. A mistura já mostrou ser muito boa, mas neste álbum soa bem previsível, o que compromete o resultado final.

Ainda assim primorosa musicalidade do grupo pode ser vista neste álbum. Nils K. Rue se destaca novamente, pois além de mostrar o lado melódico de sua voz, também consegue mesclar a suavidade com momentos bem agressivos, como em Intermission e na faixa mais longa do disco, Revelation To The End. O guitarrista Jorn Viggo também se destaca, impondo bons riffs e solos muito bem executados, mesclando boas melodias com alguns riffs mais grooveados, como em Eyes Of Fire. E o som do Pagan's Mind não estaria completo sem o onipresente teclado de Ronny Tegner, com texturas muito ricas e até sintetizadores à la anos 80, como em Follow Your Way.

O principal motivo das queixas contra God's Equation foi a sonoridade um pouco repetitiva, e o peso extra nas canções foi vista como uma tentativa de comercializar o som. Depois de três discos com canções praticamente com a mesma fórmula, a banda criou uma identidade. Acontece que o Pagan's Mind lançou álbuns com composições ricas e mesmo depois de três discos, o talento dos integrantes na execução das músicas não deixavam elas soarem repetitivas, o que, infelizmente, não acontece neste álbum.

No geral, Heavenly Ecstasy é um bom álbum, mas muito aquém das expectativas e mostra que já está na hora de a banda tentar ousar um pouco mais e apostar em estruturas musicais mais variadas. Fica a torcida para que isso aconteça no próximo disco.


Nota 7,0

Tracklist:
01. Contact
02. Eyes Of Fire
03. Intermission
04. Into The Aftermath
05. Walk Away In Silence
06. Revelation To The End
07. Follow Your Way
08. Live Your Life Like A Dream
09. The Master`s Voice
10. Never Walk Alone
11. When Angels Unite
12. Create Your Destiny
13. Power Of Mindscape

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails