sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ghost Brigade - Until Fear No Longer Defines Us [Review]

O Ghost Brigade apareceu na cena metálica com o álbum Guided By Fire, em 2007, onde já mostrava ser uma grande banda, mas ainda era um pouco presa às suas influências. Com o lançamento de Isolation Songs, em 2009, a banda deu um grande passo, sendo bastante elogiada pela crítica, e agora com Until Fear No Longer Defines Us os finlandeses só confirmam as expectativas geradas, com composições ainda mais apuradas e uma atmosfera melancólica muito particular.

Neste disco o peso ficou mais de lado, mas ainda temos algumas canções mais pesadas, como Clawmaster, que inclusive contém alguns guturais, e que possui diversas camadas. Essas diferentes camadas são encontradas também em Traces of Liberty - onde Manne Ikonen demonstra um incrível domínio vocal - e por todo álbum, o que contribui bastante para que a banda soe original. Também vemos bastante peso em Breakwater e em Soulcarver, um dos destaques do disco, onde o peso se alia perfeitamente ao lado melódico.

Mas além de peso, o álbum também entrega canções mais leves, como Grain e Cult Of Decay, que possuem um catchiness bastante envolvente, como também encontramos em Divine Act Of Lunacy, com seu ótimo refrão. Chamber é outra que merece destaque, com boa presença das guitarras e um excelente trabalho nos vocais limpos, além de In The Woods, canção que abre o disco. Ela é totalmente acústica e sombria, e transmite uma melancolia acolhedora em seus acordes, além de um trecho que diz "this is not a boneyard, but a home for broken dreams". Quase arrepiante.

A banda executa com excelência o som proposto, e grande parte de sua atmosfera se deve ao vocalista Manne Ikonen, que sempre transmite a tristeza necessária e casa perfeitamente com as guitarras de Tommi Kiviniemi e Naukkarinen Wille. Com uma curta carreira, o Ghost Brigade já começa a construir uma discografia consistente, com três ótimos álbuns, e este último com certeza é o seu ápice, coloca a banda no patamar das maiores do estilo e gera ainda mais expectativas para o próximo disco. Indispensável para os fãs de doom metal.


Nota 8,5

Tracklist:
01. In The Woods
02. Clawmaster
03. Chamber
04. Traces Of Liberty
05. Divine Act Of Lunacy
06. Grain
07. Breakwater
08. Cult Of Decay
09. Torn
10. Soulcarvers

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails