quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Álbum da semana: Lou Reed - Berlin

Com  Transformer, seu segundo disco solo, Lou Reed estourou no mundo todo com um punhado de hits radiofônicos, como ''Beautiful Day'' e ''Walk On The Wild Side''. Mas o poeta do underground viria surpreender a todos no ano seguinte, com o conceitual Berlin.

A opera rock narra a história de um casal alemão fazendo conexões com temas já usados previamente por Reed no Velvet Underground, como drogas (''Caroline Says I) e depressão e solidão (''Oh Jim'').

As seis primeiras músicas (o lado A do vinil) é na verdade, uma espécie de introdução da história. Tudo começa na segunda metade, com ''Caroline Says II'', contando as agressões do personagem principal (o próprio Lou Reed) à sua esposa. Na sequência, em ''The Kids'', sob gritos desesperados de ''mamãe!'' a mulher perde a custódia dos filhos. A próxima é ''The Bed'', que fala por si só: ''"Esse é o lugar onde ela pegou a lâmina / e cortou seus pulsos naquela noite estranha e malfadada / e eu disse oh, oh, oh, que barato''. Tudo é finalizado com ''Sad Song'', que mostra, mais uma vez, o descaso de Reed com toda a situação, exemplificada nos versos ''eu vou parar de perder meu tempo''.

A poesia dark e pesarosa é acompanhada por instrumentos até então inéditos na obra do músico: trompas, arranjos orquestrais, metais, órgão, trompete, entre outros. Os músicos foram escolhidos a dedo pelo produtor Bob Ezrin (que havia produzido os quatro primeiros discos do Alice Cooper), entre eles, Steve Winwood do Traffic no órgão e Jack Bruce do Cream no baixo. Além disso, Ezrin Erin foi essencial na síntese do disco. O material inicial tinha cerca de duas horas, o produtor condensou para 49 sombrios minutos.  

A crítica da época, esperando mais um álbum no estilo glam rock, massacrou Berlin. A Rolling Stone chegou a chamá-lo de ''desastre''. A verdade é que Lou Reed, mais uma vez, estava à frente de seu tempo. O som criado por ele influenciou centenas de músicos, entre eles, Ian Curtis, líder do Joy Division, que foi mundialmente aclamado pela mesma poesia lúgubre e tensa pela qual Reed foi crucificado.

Tracklist:

1- Berlin
2- Lady Day
3- Men of Good Fortune
4- Caroline Says I
5- How Do You Think It Feels
6- Oh Jim
7- Caroline Says II
8- The Kids
9- The Bed
10- Sad Song

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails