sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Grande Revelação

O Grammy, premiação mais tradicional da música aconteceu essa semana, no Los Angeles Staples Center. O evento premia os artistas que se destacaram em diversas categorias, como disco e música do ano; melhor performance instrumental de pop, rock e jazz; melhor performance de hard rock; melhor performance vocal masculina de R&B, entre outras. Essa edição de número 53 trouxe uma agradável surpresa no vencedor do prêmio de 'melhor novo artista', ou revelação.

Entre os indicados, estava o ídolo pop Justin Bieber, e devido a sua grande popularidade e aprovação popular, era o grande 'favorito' da noite. Mas o envelope revela uma surpresa: o 'best new artist' nao é Bieber, mas sim a vocalista e contra-baixista americana Esperanza Spalding!

Esperanza tem apenas 26 anos de idade, e seu precoce interesse pela música surgiu aos quatro anos de idade, após assistir uma apresentação do violoncelista Yo-Yo Ma. Um ano depois, a moça já tocava violino, mas largou o instrumento aos quinze. Nesse período de tempo, ela integrou, como primeira violinista, a orquestra comunitária de sua cidade, a The Chamber Music Society Of Oregon; e ainda aprendeu a tocar oboé e clarineta.

Apesar do tom basicamente jazzístico, a música de Spalding mescla o soul, funk, MPB e o improviso. Sua apreciação pelo Brasil fica explícita nas versões de Samba Em Prelúdio, de Baden Powell; Inútil Paisagem, de Tom Jobim e Ponta de Areia, de Milton Nascimento.

A consagração foi conquistada no terceiro álbum, Chamber Music Society, que conta com a participação especial de um de seus ídolos: Milton Nascimento, que divide a vocalização com a moça em Apple Blossom. Aqui a sua harmoniosa e cristalina voz tem maior mérito do que seu instrumento.

O amadurecimento gradativo de Esperanza é notável. Desta vez o seu som é mais preciso e bem direcionado. Boa parte disso deve-se a produção impecável e os arranjos de Gil Goldstein, que também participa como co-produtor.

Little Fly, Really Very Small, Knowledge Of Good And Evil e Short And Sweet se sobressaem das demais faixas do tracklist. Um retrato muito aproximado do novo jazz fundido a uma atmosfera ambiental e simultaneamente simples, que cresce a cada audição.

As pesquisas na internet sobre Esperaza aumentaram. Enfurecidos, fãs de Justin Bieber invadiram sua página biográfica no site wikipédia modificaram o texto do site com xingamentos; um deles dizia: ''Justin merecia o prêmio. Você deveria morrer. Afinal, quem é você mesmo?''. Uma legenda de uma foto ainda dizia ''Você não chega nem ao tênis da Nike que Bieber usa para ir ao shopping na Califórnia''. Os insultos já foram deletados do site.

Ao ouvir Esperanza pela primeira vez, o famoso entrevistador americano David Letterman disse: "Você é absolutamente maravilhosa!"

Com todo o assédio e buscas pelos discos e músicas da cantora, já correm rumores sobre uma possível apresentação no Brasil. A última vez foi no Tim Festival, realizado em São Paulo e Rio de Janeiro em outubro de 2008.

Agora o mundo começa conhecer a boa música inovadora de Esperanza Spalding, uma artista livre de redomas estéticas e do conservadorismo predominante no jazz. Seus três discos são um prelúdio de uma grande carreira. Uma instrumentista que capta toda a sua proposta abrangente em todas as gravações, e que vai consquistando o mundo aos poucos. Ou como diria a influente revista Down Beat, ''a melhor baixista acústica em ascensão''.

3 comentários:

  1. Não havia conferido a lista de indicados e nem a de vencedores do Grammy desde ano, porém fiquei muito feliz em saber que Esperanza levou o prêmio. Independente dela ser ou não a maior revelação do Jazz nos últimos anos é muito bom ver que ela recebeu o devido reconhecimento e, diferente do que todos esperavam ainda conseguiu vencer alguns dos artistas favoritos das grandes massas alienadas como Justin Bieber.

    Chamber Music Society está mais maduro que os dois primeiros álbuns, tanto as composições próprias quanto as interpretações de temas de outros artistas. Disco bastante agradavél. Ótimo trabalho de uma artista que em minha opinião ainda está em fase de desenvolvimento, porém sua ambição e a falta de medo em arriscar fazem com que o processo de evolução seja ainda mais rápido. Está no caminho certo para ganhar cada vez mais destaque no Jazz Conteporâneo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do tópico especialmente por não se tratar de algo "do rock".

    Isso mostra a maturidade e preocupação musical do "escrivão" xD

    Já tinha ouvido o nome Esperanza por ai, confesso que fiquei instigado a ouvi-la...

    ResponderExcluir
  3. Heaven, concordo com você. Esperanza está em crescente fase de crescimento e amadurecimento artistico.

    Lgmitraud, cabeça fechada só limita nosso conhecimento musical. Apesar do nome, os redatores tem liberdade para falar de tudo do universo da boa música. Vale a pena ouvir o som de Esperanza Spalding, é extremamente agradável. Uma boa pedida até pra quem não gosta do gênero.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails