sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Korpiklaani - Ukon Wacka [Review]

Dois anos após Karkelo, que apesar de ser muito bom gerou algumas controvérsias entre os fãs por uma sonoridade um pouco diferente, o Korpiklaani volta com seu mais novo álbum, Ukon Wacka. Diferente do álbum anterior, que tinha alguns momentos mais sombrios, Ukon Wacka tem músicas festivas até o final, e também tem as guitarras mais presentes, com bases rápidas e ácidas, o que torna o álbum um pouco mais acessível àqueles que não são muito chegados ao folk metal, apesar da velha ênfase no acordeon, que o Korpiklaani faz como nenhuma outra banda, ainda estar presente.

O álbum não soa repetitivo, apesar de quase todas as músicas serem animadas e falarem basicamente sobre festa e bebidas. A temática das letras nem tem tanta importância assim, pelos menos para os que não falam finlandês, então o fato de o álbum só ter músicas na língua de origem da banda não atrapalha em nada e ainda torna a sonoridade mais autêntica. Só irá atrapalhar mesmo quando tentar cantar algum de seus refrães pegajosos.

O destaque do álbum vai para Tequila, indiscutivelmente. A música foi lançada como single ano passado e já é tida pelos fãs como um dos clássicos da banda, com uma mistura interessante de ritmos latinos com a sua "humppa metálica". Mas há outros bons momentos, como a própria faixa-título, que dá uma acalmada no disco com seu ritmo um pouco mais lento, e conta com a participação do cantor finlandês Toumari Nurmio, que apresenta um bom "duelo" com Jonne Järvelä. Também vale destacar Vaarinpolkka, instrumentais de bandas folk geralmente são muito boas, e essa não é diferente, e também Surma, a mais longa do disco e também a que difere um pouco das outras, com mais variações de andamentos. Pra completar ainda tem um cover do Motörhead, Iron First, onde as guitarras são substituídas por violinos e acordeons.

O álbum não traz nada de novo ou original, a não ser por Tequila, mas é excelente em sua simplicidade, a banda faz o que sempre fez e o que esperamos que sempre faça, um som alegre e festivo, misturando o metal com sua polka finlandesa na medida perfeita. Quem já conhece a banda com certeza vai gostar deste álbum, e para quem ainda não conhece, ele é uma ótima pedida para começar a se aventurar nesse mundo mágico (ou bêbado).

Nota 8,5



Tracklist:

1. Louhen Yhdeksäs Poika
2. Päät Pois Tai Hirteen
3. Tuoppi Oltta
4. Lonkkaluut
05. Tequila
06. Ukon Wacka
07. Korvesta Liha
08. Koivu Ja Tähti
09. Vaarinpolkka
10. Surma

Bonus Track:

11. Iron First (Motörhead cover)

________________________________
Não deixe de participar do Forum Metal Is The Law para debater sobre tudo relacionado ao rock, jazz, blues e heavy metal em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails