segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Joe Bonamassa - Black Rock [Review]

Joe Bonamassa apresentou meses antes do lançamento do debut com o supergrupo Black Country Communion, o álbum Black Country, seu mais novo álbum de estúdio Black Rock.

Black Rock, assim como os outros álbuns de Bonamassa, apresenta músicas autorais e algumas versões de grandes compositores do cenário Blues e Rock.

O álbum se inicia com uma versão de Steal Your Heart Away de autoria de Bobby Parker, nas mãos e voz de Bonamassa a composição ganhou peso e um baita solo, entretanto manteve o charme da velha canção de blues.

I Know A Place é outro cover, dessa vez de John Hiatt, respeitado cantor e compositor americano, música com uma levada bem arrastada.

When The Fire Hits The Sea, primeira faixa de autoria de Bonamassa, é um blues bem carregado.

Quarryman's Lament também é de Joe, a alternância entre os instrumentos de sopro e a guitarra durante os solos deram beleza a composição.

Voltamos aos covers agora com Spanish Boots, Bonamassa manteve a estrutura da música de Jeff Beck, mas acrescentou ainda mais riffs alucinantes e um solo matador, fazendo desta faixa um dos destaques do álbum.

Para acalmar os ânimos temos a já bastante coverizada Bird On A Wire de Leonard Cohen, reconhecido compositor de folk do Canadá. Os arranjos sutis de cordas e sopro ficaram maravilhosos contrastando com o peso da guitarra no final.

Three Times A Fool (Otis Rush) e Night Life (Willie Nelson) retornam ao blues tradicional. Em Night Life B.B King entra na farra dando seu toque especial.

Wandering Earth faixa blueseira com um riff bem pesado nos remete a algumas passagens zeppelinas.

Look Over Yonder's Wall de Freddie King (que além de Hendrix, também toca com a guitarra atrás da cabeça) é bem animada e contagiante, cheia de swing.

Athens To Athens e Blue And Evil também nos remetem ao Led Zeppelin. A primeira, totalmente acústica, relembra o folk presente em algumas músicas da banda. A segunda com passagens leves e outras totalmente pesadas com riffs sendo despejados constantemente, relembra as músicas mais trabalhadas e caóticas da banda, é a faixa de maior destaque.

Baby You Gotta Change Your Mind é uma canção de 1935 de Blind Boy Fuller, com uma melodia sutil e simples, ela fecha o álbum.

Joe Bonamassa já se tornou um dos grandes nomes do Blues, com personalidade e talento faz ótimos trabalhos como este álbum, com Kevin Shirley na produção e mixagem acaba se tornando impecável, sendo uma tarefa difícil encontrar algum ponto fraco no álbum. Quando quer, consegue por riffs e mais riffs em suas músicas, e também tirar delas as mais sutis melodias possíveis, sempre mantendo suas raízes no Blues Rock.

  1. "Steal Your Heart Away" (Bobby Parker cover)
  2. "I Know A Place" (John Hiatt cover)
  3. "When The Fire Hits The Sea"
  4. "Quarryman's Lament"
  5. "Spanish Boots" (Jeff Beck cover)
  6. "Bird On A Wire" (Leonard Cohen cover)
  7. "Three Times A Fool" (Otis Hush cover)
  8. "Night Life" ft. B.B. King (Willie Nelson cover)
  9. "Wandering Earth"
  10. "Look Overs Yonder's Wall" (Freddie King cover)
  11. "Athens To Athens"
  12. "Blue And Evil"
  13. "Baby You Gotta Change Your Mind" (Blind Boy Fuller cover)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails