domingo, 14 de novembro de 2010

Helloween - 7 Sinners (Resenha)

Depois do “alegrinho e divertido” Unarmed, no qual a banda fez adaptações acústicas para seus maiores clássicos, álbum que os fãs mais xiitas acharam uma tremenda brincadeira de mau gosto, o Helloween lançou no dia 31 de Outubro (Halloween!) um dos álbuns mais pesados da carreira da banda, talvez o mais pesado.

O álbum abre com Where The Sinners Go, sem introdução. A canção não seria a mais indicada para abrir o disco, até tem um ritmo que soa empolgante, mas ao mesmo tempo não empolga por ser muito cadenciada e seguir numa mesma levada de bateria do início ao fim. O álbum segue com Are You Metal?, lançada como single. A música é daquelas típicas de power metal que proclamam o heavy metal, tem uma pegada forte e um refrão bom de gritar. A faixa revela a intenção da banda de fazer algo mais agressivo e pesado, o som se distancia muito de As Long As I Fall , single principal de Gambling With The Devil, último álbum de inéditas da banda. Seria uma canção perfeita para abrir o disco...

Who Is Mr. Madman tem uma introdução narrada por Biff Byford, do Saxon, e alterna entre momentos rápidos e lentos. Tem a melodia de Perfect Gentleman – do álbum Master of the Rings - incluída, mas não é de se estranhar, já que Markus Grosskopf disse que a canção é inpirada no “Cavalheiro Perfeito”. Raise The Noise é um dos destaques do disco, é mais melódica que as anteriores, e tem uma peculiaridade, um solo de flauta, muito bem encaixado aliás, junto as guitarras, algo que é incomum no som da banda.

Em seguida temos World Of Fantasy, uma canção mais leve, onde o peso dá lugar à contornos mais “épicos”, para dar uma acalmada no ritmo. É mais melódica e tem um refrão grudento, um pouco meloso demais. Vale ressaltar as linhas de guitarra mais características da banda nessa canção e também as melodias vocais, mas dá a sensação de que falta algo, um pouco mais de “força” na performance.

Long Live The King é a mais rápida do álbum, quase um speed metal. É suja e agressiva, com pouca melodia. Contrasta bem com a faixa seguinte, The Smile OF The Sun, a única balada do álbum. A faixa tem um bonito tranalho vocal, bastante teclado e aquelas melodias típicas do Helloween, mas logo em seguida temos outra com um estilo mais speed, You Stupid Mankind, bem pesada e com um quê de obscuridade.

If A Mountain Could Talk é Helloween por excelência. É rápida, tem boas variações, grandes solos com longas linhas melódicas, e cresce muito no refrão, além de um interessante fundo orquestrado e com contornos sinfônicos. The Sage, The Fool, The Sinner mostra mais do mesmo do restante do álbum, tem peso, rapidez e um refrão que fica e dá pra cantar junto logo na primeira ouvida, além de fortes linhas vocais.

My Sacrifice tem a bateria frenética, com boas alternâncias, hora acelerada, hora parecida com a batida de One, do Metallica. A canção é boa, mas perde um pouco de poder no refrão, que é um pouco chato. Pra quem sentiu falta da tradicional introdução que abre a maioria dos álbuns, Not Yet Today é uma delas, serve como um prelúdio para a épica Far In The Future. A canção fecha bem o álbum, tem grandes solos, um grande refrão...nada de muito diferente do restante, a não ser por um leve toque progressivo e um pouco de power thrash.

O álbum cumpre o que promete, realmente é o mais pesado da carreira do Helloween, tem músicas mais velozes, guitarras mais pesadas e bastantes variações. Grande parte dos créditos desse som mais agressivo vão para Dani Löble, que mostrou ser um excelente baterista, tocando com muita vitalidade. E nas melhores faixas, todos os integrantes tocaram muito, tornando-as verdadeiros clássicos, como If A Mountain Could Talk e The Sage, The Fool, The Sinner. Não há como comparar o disco com os clássicos da época áurea do Helloween, e apesar da falta das melodias que tanto marcaram a carreira da banda e de o Helloween realmente estar um pouco diferente, ainda assim esse é um Helloween álbum. Com certeza agradrá aos fãs e vai tirar um pouco da "raivinha" que ficou por conta de Unarmed.


Tracklist:

1 - Where the Sinners Go
2 - Are You Metal?
3 - Who is Mr. Madman?
4 - Raise the Noise
5 - World of Fantasy
6 - Long Live the King
7 - The Smile of the Sun
8 - You Stupid Mankind
9 - If a Mountain Could Talk
10 - The Sage, The Fool, The Sinner
11 - My Sacrifice
12 - Not Yet Today
13 - Far in the Future

________________________________________________
Não deixe de participar do Forum Metal Is The Law para poder debater sobre Helloween e tudo relacionado ao rock e heavy metal em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails