quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Álbum da Semana: Rise Of The Tyrant - Arch Enemy

Depois de três excelentes álbuns após a chegada de Angela Gossow, o Arch Enemy lançou em 2007 o Rise Of The Tyrant, que traz uma pequena, porém significante mudança no som da banda. O peso, a velocidade e a garra que a banda sempre mostrou estão presentes em Rise Of The Tyrant, mas, além disso, as canções estão mais melódicas, o que acrescenta mais personalidade ao som da banda e a faz trilhar por um caminho próprio.

A sonoridade também se aproxima um pouco da de discos mais antigos, talvez pelo fato de o disco ser produzido por Fredrik Nordström (produtor de bandas como Dream Evil, Nightrage, Dark Tranquility, Soilwork e Opeth), que produziu os primeiros trabalhos da banda.

O álbum também marca a volta de Chris Amott nas guitarras, junto com seu irmão Michael Amott. A parceria dos dois é incrível, combina técnica, peso, rapidez e feeling, o que resulta em melodias contagiantes e envolventes, e trilham a brutalidade e a beleza por um mesmo caminho. Os solos e as harmonias executados pelos irmãos são quase perfeitos, talvez seja a melhor performance da dupla em um álbum. Os vocais de Angela Gossow continuam fortes e agressivos, mas neste disco ela também mostra uma exploração maior de sua técnica, com algumas linhas mais emocionais, saindo um pouco do tradicional vocal gutural, o que enriquece muito o resultado final das canções.

Todas as faixas do disco são boas, mas algumas se destacam. Blood On Your Hands é uma delas, tem uma levada mais thrash metal e mostra bem a junção dos elementos que caracterizam o Arch Enemy, principalmente neste álbum. Os irmãos Amott arrebentam em The Last Enemy, com boas linhas melódicas e duelos incríveis, além de um discreto teclado, que dá um clima especial à música. I Will Live Again é mais cadenciada, tem um começo acústico, um uma boa melodia no teclado e um refrão que gruda. The Day You Died tem guitarras mais cadenciadas, mas baixo e bateria super pesados. In the Shallow Grave é direta e forte, mostrando que o álbum não é feito só de mudanças. Outras que merecem destaque são a bela instrumental Intermezzo Liberté e a faixa que fecha o disco, Vultures, que tem complexas passagens instrumentais e solos elaborados aos longo de seus mais de 6 minutos.

Rise Of The Tyrant é um marco na carreira da banda, talvez o melhor disco do grupo. Pode-se dizer que ele peca pelas letras, que são um pouco infantis, mas, perante a grandiosidade do trabalho instrumental, pecado mesmo seria criticá-las. Se você gosta do Arch Enemy, seja na fase inicial ou na atual, Rise Of The Tyrant tem faixas para todos os gostos. E se você gosta de death metal, seja do tradicional ou do melódico, não deixe de dar uma conferida nesse discaço.


Tracklist:

1 - Blood On Your Hands
2 - The Last Enemy
3 - I Will Live Again
4 - In This Shallow Grave
5 - Revolution Begins
6 - Rise Of The Tyrant
7 - The Day You Died
8 - Intermezzo Liberté
9 - Night Falls Fast
10 - The Great Darkness
11 - Vultures

DOWNLOAD

___________________________________________
Para ter acesso ao link de download é necessário ser um membro do Forum Metal Is The Law, se você ainda não se registrou clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails