terça-feira, 14 de setembro de 2010

Álbum da Semana: Mabool - Orphaned Land

Alguma vez você já parou para se perguntar como soaria uma banda de heavy metal do Oriente Médio, que utilizasse instrumentos e influências típicas de sua cultura em sua sonoridade? Bom, provavelmente não. Porém é justamente isto que o Orphaned Land sabe fazer perfeitamente bem.

O Orphaned Land é uma banda de Israel formada em 1991. A enorme variedade no som da banda impressiona, possuindo fortes influências do death, progressive e doom metal, além das já citadas influências árabes.

Após um intervalo de oito anos a banda lançou em 2004 o álbum Mabool: The Story of the Three Sons of Seven.
Mabool é um álbum conceitual e narra a história de três filhos (anjos) do sétimo (na mitologia o número sete se refere à Deus), o sétimo foi divido em três representando a divisão da religião abraâmica em Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
Cada anjo recebe um poder e representação (magia, força e sabedoria).
Deus então proíbe que os três se reunam com medo de sua força. Ignorando a ordem divina, os três anjos se unem em um só e são exilados do céu para a terra e divididos em três novamente, condenados a lutarem um contra o outro até provarem que podem retornar ao Céu.
Os anjos também tentam convencer a humanidade a parar de cometer pecados e os alerta sobre uma enchente que será uma punição caso eles continuem pecando.
O álbum descreve a jornada dos três, a tentativa de convencer a humanidade e, no fim, seu fracasso.

Na parte musical Mabool se mostra bastante diversificado e experimental, a faixa Halo Dies serve como exemplo. As letras são em inglês com vários trechos em hebraico e alguns em latim, não há refrões. Os arranjos são uma das partes essênciais para o álbum ser o que é, algo que alterna entre a beleza e a tristeza.
Kobi Farhi é um vocalista excepcional que alterna entre vocais guturais potentes e vocais limpos, talvez algo como Mikael Âkerfeldt do Opeth tenha vindo à cabeça de alguns, há certas semelhanças, porém Farhi possuí uma entonação mais árabe. Isto somado à percussão e o bom trabalho do guitarrista Sassi fazem a banda soar única. A facilidade com que eles incluem elementos musicais de sua cultura é algo que poucos conseguem fazer.

O post ficaria muito maior se eu fosse detalhar tudo o que este álbum possui, portanto o jeito mesmo é ouví-lo. Se você procura algo diferente, bem trabalhado e que ao mesmo tempo consegue ser belo e sombrio, com certeza este álbum é uma boa opção.

DOWNLOAD
____________________________________________
Para ter acesso ao link para download é necessário estar cadastrado no Forum Metal Is The Law, se você ainda não se registrou clique aqui.

Um comentário:

  1. Heavy Metal não tem limites, tiro o chapéu para bandas que não se apegam à um estilo, fazem um som livre, sem clichês, essa banda é a prova disso.

    valeu

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails