sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Scorpions (Arena Expotrade, Curitiba, 21/09/10)

Na última terça-feira (21/09) Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba, recebeu o único show do Scorpions no sul do país pela Get Your Sting And Blackout World Tour, turnê que marca o encerramento das atividades da banda após 45 anos de carreira e mais de 120 milhões de álbuns vendidos e também o lançamento de seu novo álbum, Sting In The Tail.

Porém infelizmente a noite que tinha tudo para ser uma despedida emocionante do público paranaense acabou sendo manchada pela péssima e amadora produção do show (feita pela Prime). Fora a mudança do local do show (que inicialmente seria realizado na Arena da Baixada), os problemas começaram a aparecer logo na entrada. O horário da abertura dos portões indicado nos ingressos estava marcado para as 16:00 horas, porém o público só começou a entrar pra valer a partir da 20:00 horas. Na hora de entrar, os seguranças despreparados não conseguiam conter os furadores de fila que passaram na frente de muita gente que já aguardava no local há horas, além disso os mesmos seguranças foram os responsáveis pela cena mais deplorável da noite, quando após o término do show agrediram covardemente um fã em uma confusão, que segundo várias testemunhas, foi inciada por eles mesmos.
Já dentro do local do show (ou fora, pois o show foi realizado no estacionamento) o palco ainda não estava pronto para a entrada da banda, e devido aos atrasos o show de abertura da banda Tierramystica foi cancelado, uma pena por se tratar de uma ótima banda. Tudo isso acaba sendo no mínimo uma enorme falta de respeito com público que chegou a pagar R$ 400,00 nos ingressos.

Após quase uma hora de atraso finalmente havia chego a hora do show iniciar. Uma animação começou a passar no enorme telão atrás do palco e então o baterista James Kottak aparece para a primeira música: Sting In The Tail. Derrepende um barulho estranho começa a sair das caixas de som e tudo para, o som, o telão, blackout total (desculpem o trocadilho sem graça). O som da bateria de Kottak, volta e o resto da banda entra no palco, porém apenas a bateria e o baixo eram audíveis, depois foi possível ouvir também as guitarras, mas os vocais de Klaus Meine permaneceram 100% mudos. Como o retorno da banda estava funcionando, eles não perceberam que o público não estava ouvindo absolutamente nada e continuaram a música normalmente, ao término todos começaram a vaiar (não a banda obviamente) e a fazerem gestos de que não estavam ouvindo.

O som retornou e Klaus Meine se desculpou e disse que estavam passando por sérias dificuldades técnicas, mas que mesmo assim não iriam cancelar o show. Ele então anunciou a música seguinte, Make It Real.
Era possível ouvir todos os intrumentos e vocais, mas o som ficou extremamente baixo e embolou um pouco durante a música. Na terceira canção, Bad Boys Running Wild, as coisas melhoraram um pouco. Na sequência veio The Zoo com Klaus Meine distribuindo baquetas aos montes para os presentes.
Na instrumental Coast to Coast o vocalista arriscou tocar guitarra e brincava com os fãs fazendo poses para fotos, enquanto isso os guitarristas Matthias Jabs e Rudolf Schenker executavam a música com perfeição na passarela do palco que ia até o meio do público.

Após Loving You Sunday Morning as músicas mais pesadas deram espaço para as baladas, foram tocadas em sequência The Best Is Yet To Come, Send Me An Angel e Holiday. Foram nas baladas onde aconteceu a maior participação do público (com exceção das duas últimas músicas), que no geral estava bastante parado. Ok, para aqueles que estavam mais longe do palco o som estava péssimo e muito baixo e isso de fato desanimou muito, mas na Área VIP o som estava bastante audível e a mesma desculpa não serve.
O riff empolgande de Tease Me Please Me manteve o público animado, na sequência outra música de peso Dynamite.

Na sequência tivemos um dos momentos mais divertidos da noite no solo de bateria de Kottak, foi o momento de maior interação com o público. Enquanto ele tocava e fazia palhaçadas um vídeo bem legal inspirado nas capas dos álbuns da banda, onde ele era o protagonista, passava no telão.
O baterista anunciou a música seguinte: Blackout e o guitarrista Rudolf Schenker entrou fantasiado do homem que aparece na capa do disco de mesmo nome.

Foi então a hora de Matthias Jabs mostrar o que sabe fazer em seu solo de guitarra antes de Big City Nights encerrar o set principal.
A banda retornou para executar dois clássicos do álbum Love At First Sting: Still Loving You e Rock You Like A Hurricane encerraram o show em grande estilo.

Mesmo com o grande número de clássicos, houveram reclamações do público também por causa do setlist, que além de curto a banda deixou a tão aguardada Wind Of Change de fora e como as duas primeiras músicas foram perdidas nada mais justo do que a banda tocar algo a mais para compensar, mas ao invés disso ainda excluíram Raised On Rock do repertório.

Apesar dos graves problemas acontecidos pela produção e estrutura do show, o Scorpions mostrou profissionalismo e conseguiu fazer um ótimo show.
Não houve nenhuma falha na apresentação por parte dos músicos, que apesar da idade pareciam jovens de 25 anos sempre correndo por todo o palco. A voz de Klaus Meine estava ótima, Matthias Jabs e Rudolf Schenker mandaram bem em todas as músicas sem perder uma única nota, James Kottak foi um show à parte e Pawel Maciwoda, apesar de discreto, mandou bem.
Foi um show digno da banda que permanece em ótima forma e deixará muitas saudades.

A banda agora segue para a Turquia onde dará continuaidade a tunê que deverá terminar em dois anos. Um DVD será lançado contendo trechos de várias apresentações da banda e a última passagem pelo Brasil estará presente.

Setlist:

Sting In The Tail
Make It Real
Bad Boys Running Wild
The Zoo
Coast To Coast
Loving You Sunday Morning
The Best Is Yet To Come
Send Me An Angel
Holiday
Tease Me Please Me
Dynamite
Kottak Attack
Blackout
Six String Sting
Big City Nights
--------------------------
Still Loving You
Rock You Like A Hurricane
Matthias Jabs, esta é a bandeira do Rio Grande do Sul e não a do Paraná!!!
_________________________________________
Não deixe de acessar o tópico do Scorpions no Forum Metal Is The Law para conferir fotos do show além de poder debater sobre tudo relacionado ao rock e heavy metal em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails