quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tarja - What Lies Beneath (Resenha)

E a onda de lançamentos não pára. Três anos depois de My Winter Storm, Tarja (que tirou o Turunen do nome artístico) está de volta com seu mais novo disco, What Lies Beneath. Este disco está bem mais pesado que seu último. Se em My Winter Storm as principais reclamações foram direcionadas as guitarras, que viraram quase um elemento secundário diante das orquestrações, em What Lies Beneath não podemos dizer o mesmo.

A faixa que abre o disco é a variadíssima e desafiadora Anterrom Death, com inúmeras trocas de tempo. A música começa com um clima meio medieval, mas explode no refrão. A partir daí a bateria já acompanha a música, mas logo desaparece para um coro de vozes, comandado pela banda Van Canto numa excelente participação, que dá novamente um tom medieval a canção. Seguindo o disco, temos Until My Last Breath. Menos complexa que a primeira faixa, a canção tem um bom refrão e vocais poderosos, mas, apesar de seguir o conceito do disco, peca pela simplicidade, levando em consideração o clima arrasador da primeira faixa.

I Feel Immortal tem um clima mais melancólico e um belo refrão, mas passa um pouco despercebida. Na versão americana do álbum, temos a linda Montañas De Silencio na terceira faixa. Cantada em espanhol e com perfeitas orquestrações, a música é a mais poética do álbum com uma incrível atuação de Tarja. Depois temos In For A Kill, num ritmo "mais metal", com guitarras mais evidentes e um bom riff. Underneath é uma balada no piano com um tom bastante sombrio, tem uma boa letra e uma performance impecável de Tarja.

Little Lies tem guitarras muito mais evidentes, até mais que In For A Kill, um refrão contagiante e linhas pesadas de baixo. River Of Lust é totalmente o oposto, é seguida inteiramente por orquestrações e tem um bonito coro no final, mas fica escondida entre as outras músicas do disco.

A seguir temos duas participações especiais. A primeira é de Phil Labonte, vocalista da banda All That Remains, em Dark Star, soltando seus gritos em algumas partes da música. O resultado do encontro de seus gritos e guturais com o vocal pesado e obscuro de Tarja fica bem interessante. A outra participação é de Joe Satriani, em Falling Awake. A música tem um bom refrão e, como era de se esperar, um solo excelente de Satriani. O ritmo chega a lembrar um pouco I Walk Alone, do álbum anterior.

The Archive Of Lost Dreams é outra balada no piano. A música é muito arrastada, bem inferior a outra balada, Underneath, e soa repetitiva no disco, assim como River Of Lust. Fechando a tracklist oficial do disco, temos a épica Crimson Deep, que conta com a participação do baterista Will Calhoun, da banda Living Colour. Will está ótimo na música, que tem um clima mais melancólico e um bonito e forte refrão.

A deluxe edition do disco conta ainda com We Are, Naiad e Still Of The Night. A bela We Are começa só no piano, mas ganha peso no refrão e tem um solo com guitarras bastante distorcidas e até desafinadas em um momento, dando um efeito interessante à variada música. Naiad tem boas orquestrações e coros e carrega o nome do disco, What Lies Beneath, na letra. É perfeita pra quem aprecia vocais líricos. Em seguida, Tarja empresta o peso de sua voz para Still Of The Night, cover da banda Whitesnake. O resultado ficou muito interessante, principalmente na metade da música, onde a passagem rítmica da versão original dá lugar às orquestrações, junto com a poderosa voz de Tarja. 

What Lies Beneath tem uma boa mistura do metal com orquestras, coros e um obscuro vocal principal. Algumas músicas não casam perfeitamente com a poderosa voz de Tarja, que está maravilhosa como nunca. Algumas músicas são um pouco inconsistentes, não dando apoio o suficiente à sua voz. É difícil acompanhar uma voz poderosa como a de Tarja, mas um pouco mais de esforço na produção das músicas e uma base mais forte ajudaria. Apesar disso, no geral, What Lies Beneath é mais um bom lançamento desse mês, e uma ótima pedida para quem aprecia vocais líricos.

Tracklist:

1 - Anteroom of Death
2 - Until My Last Breath
3 - I Feel Immortal
4 - In for a Kill
5 - Underneath
6 - Little Lies
7 - Rivers of Lust
8 - Dark Star
9 - Falling Awake
10 - The Archive of Lost Dreams
11 - Crimson Deep

Versão Americana:

3 - Montañas De Silencio

Bonus Track:

12 - We Are
13 - Naiad
14 - Still Of The Night

___________________________________________________________
Comente sobre a Tarja e outras bandas no Fórum. É só se cadastrar clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails