domingo, 15 de agosto de 2010

Progressivo: a Nova Geração


Para finalizar a Semana Especial sobre rock/metal progressivo, preparamos uma matéria sobre os principais representantes do estilo que surgiram na última década e bandas ainda no underground.

Um país que vem se mostrando forte matriz do gênero é a Noruega. De lá surgiram bandas como Ark, Pagan's Mind, Aspera, Communic e Circus Maximus. Ainda na Europa temos Stream Of Passion (Holanda) e Adagio (França). Nos EUA podemos destacar Circle II Circle e Redemption. E aqui no Brasil, os paulistanos do Mindflow (foto). Essas serão as bandas abordadas na matéria.

O Ark foi uma banda formada em 2000 e que terminou em 2003, quando seu vocalista Jorn Lande foi para o Masterplan. Isso mesmo, Lande foi o vocalista da banda de efêmera carreira. Ouve tempo de lançarem dois álbuns de estúdio, Ark (2000) e Burn The Sun (2001), com destaque para o segundo. Como já é de se esperar, o vocal é o maior atrativo da banda.

Seus conterrâneos do Pagan's Mind já possuem um considerável reconhecimento, ainda que não o merecido. Seus principais clássicos são Enigmatic: Calling (2005) e God's Equation (2007), verdadeiras obras primas. O vocal de Nils K. Rue é matador e todo o instrumental é de grande destaque sendo muito intrincado.

Os jovens músicos do Aspera (os caras têm 20 anos) também merecem um destaque todo especial, pois seu único lançamento, Ripples (2010), já põe a banda como futuro do gênero. O álbum que recebeu excelentes críticas pela mídia, possui boas músicas como Ripples, Between Black & White e Remorse.

No início da carreira, o Circus Maximus era uma banda que fazia covers de bandas como Dream Theater e Symphony X. Porém, com a evidente técnica e virtuosismo dos músicos, eles começaram a escrever letras e fazer composições próprias. Nisso resultou o The 1st Chapter (2005) e em seguida Isolate (2007). Neles podemos confirmar toda a qualidade dos noruegueses de Oslo em canções muito bem elaboradas. Excelente pedida para os apreciadores.

A última banda da Noruega é o Communic, que possui três álbuns: Conspiracy In Mind (2005), Waves Of Visual Decay (2006) e Payment Of Existence (2008). O álbum Waves Of Visual Decay foi muito bem recebido pela crítica. A banda mescla bastante peso com melodia, lembrando bandas como Nevermore, apesar da sonoridade bem diferente.

Na Holanda a principal representante dos últimos anos é Stream Of Passion, também com influências de metal sinfônico. Lançaram os álbuns Embrace The Storm (2005) e The Flame Within (2009). A vocalista Marcela Bovio tem uma voz de destaque, inclusive já participou de um álbum do Ayreon, The Human Equation. E foi após essa participação que o ex-guitarrista da banda Arjen Lucassen se impressionou com o potencial da vocalista e a chamou para o Stream Of Passion, recrutandoi também o namorado da moça, o tecladista Alejandro Millán.

Adagio é uma banda um pouco "diferente" de progressive metal. Também possui influências sinfônicas, com orquestrações e corais, e mais peculiar ainda, possui vocais guturais em determinadas passagens de algumas músicas. Mas isso não os distancia do progressivo e mostram bastante influência do Symphony X. E mais um detalhe: apesar da banda ser francesa, o vocalista é brasileiro (Gustavo), que só não participou do último álbum Archangels In Black(2009), pois foi para a nova banda do Timo Tolkki, Revolution Renaissance. O álbum Dominate (2005) é o mais indicado.

Passando pelos EUA, podemos falar do Circle II Circle, formado pelo vocalista Zachary Stevens ex-Savatage. Essa banda preza mais pelo peso (apresentando bons riffs) do que o uso de teclados, que inexiste em várias músicas. Seus principais álbuns são Watching Silence (2003) e Burden Of Truth (2006) que possui um conceito em volta da febre em Santo Graal.

Há também os norte-americanos do Redemption formados em Los Angeles, no ano 2000. Vale destacar que seus fundadores foram das bandas Prymary e Fates Warning e que sua primeira formação contava com o baterista Jason Rullo, atualmente no Symphony X. Também do Symphony X, Michael Romeo contribuiu para a banda com arranjos sinfônicos. Seu último álbum de 2009, Snowfall On Judgment Day, apresenta a banda em sua melhor forma.

Já aqui no Brasil, a banda paulista Mindflow é quem vislumbra um futuro para a cena progressiva. A banda é excelente, com destaque principalmente para a bateria de Rafael Pensado que toca muito bem. A banda que já rodou o Brasil, Asia e Europa, possui notáveis influências de Dream Theater, Rush e Pink Floyd, combinando peso com melodia, guitarras distorcidas com teclado. Quem quiser conhecer a banda, procure o álbum Mind Over Body de 2006.

Para melhor ilustrar o resumo sobre as 10 bandas citadas na matéria, ouça duas músicas de cada uma na playlist e bom divertimento.



__________________________________________________________
Para comentar sobre as bandas citadas e muitas outras, cadastre-se no Fórum clicando AQUI.

Um comentário:

  1. cara, ótimo blog, realmente você mantém um conteúdo bem diversificado e completo aqui.
    Já estou lhe seguindo, e lhe adicionei na minha lista de blogs...

    se quiser dar uma olhada no meu blog:

    http://figurinhasdorock.blogspot.com/

    seu comentário será muito bem vindo!

    abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails