quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dazed And Confused: Afinal, um dos grandes clássicos do Led Zeppelin é ou não um plágio?

Dazed And Confused é sem dúvidas um dos maiores clássicos do Led Zeppelin, ponto alto das apresentações ao vivo da banda quando Jimmy Page utilizava um arco de violino para tocá-la e uma das mais intimamente associadas ao guitarrista, porém até hoje muitos ainda se perguntam se a música é ou não um plágio da canção de mesmo nome de Jake Holmes.

A história voltou à tona recentemente após Jake Holmes entrar com um processo contra Jimmy Page por violação de direitos autorais.

Muitos ainda desconhecem esta história, então nada melhor do que contarmos ela desde o começo para que cada um possa tirar suas conclusões.


A versão original da música foi composta pelo cantor-compositor folk americano Jake Holmes. Ele lançou Dazed And Confused em seu debut, The Above Ground Sound of Jake Holmes, em 1967 (dois anos antes do Led Zeppelin lançar a música em seu primeiro álbum).

Holmes nunca havia conquistado sucesso e já havia tentado diversas coisas na indústria do entreterimento, incluindo shows de comédia a álbuns conceituais, até formar com mais dois amigos a sua atual banda acústica da época.


Em agosto de 1967 a banda de Holmes abriu o show do Yardbirds (banda de Page na época) em Nova York no Village Theater. Enquanto Dazed And Confused era tocada estavam na lateral do palco Jim McCarty, baterista do Yardbirds, e ao seu lado Jimmy Page, ambos ficaram fascinados com a música, que apesar de acústica possuía todos os sons e atmosferas que seriam aproveitadas na versão dos Yardbirds e Led Zeppelin.

Segundo McCarty, ele e Page compraram um exemplar do álbum de Holmes no dia seguinte só para poderem ouvir Dazed And Confused novamente.


Page e McCarty então fizeram um novo arranjo para a música e Keith Relf alterou levemente a letra, logo a música já era um sucesso nas apresentações ao vivo do Yardbirds. Essa versão de Dazed And Confused nunca foi lançada em um álbum do Yardbirds.

Nunca houve dúvidas na cabeça dos integrantes da banda sobre o autor da música. “Fiquei impressionado com a atmosfera de Dazed And Confused e decidimos fazer uma versão. Trabalhamos nela juntos e Jimmy contribuiu com os riffs de guitarra no meio” lembra McCarty.


Não houve nehuma grande mudança na versão que Page gravaria com o Led Zeppelin em relação à versão dos Yardbirds, com exceção de alguns trechos da letra e do uso do arco de violino na corda mi da guitarra.


Muitos anos depois, em uma entrevista, Holmes voltou a falar sobre a música e disse: “Eu não esperava que fosse especial. Mas foi muito bom, foi o fechamento da nossa apresentação. O público adorou, assim como o Yardbirds, eu acho.”

Ele diz também que só muito tempo depois soube que Page tinha gravado sua própria versão com o Led Zeppelin e assinado como autor. Sobre isso ele disse: “Não dei muita importância. Na época não achava que houvesse uma lei sobre intenção de plágio. Achava que tinha a ver com uma lei antiga que dizia que você precisava ter quatro compassos exatamente da mesma melodia e que, se alguém havia feito um riff ou mudado ligeiramente a letra, você não podia processar. Acontece que eu estava completamente enganado”.


Com o passar dos anos ele disse que tentou fazer algo à respeito, mas nunca conseguiu encontrar um representante legal disposto para pressionar da maneira necessária. “não queria gastar centenas ou milhares de dólares com algo que talvez não desse certo. Não estou morrendo de fome, e tenho muito cartaz com meus filhos porque todos os garotos da escola ficam impressionados quando sabem que fui eu que compus Dazed And Confused. Sou uma espécie de herói”.


Em relação aos direitos autorais, Holmes disse que queria apenas uma parte do crédito:

“Não quero que Page me dê todo o crédito pela música. Ele a pegou e levou para um lado que eu jamais levaria, e fez um grande sucesso. Por isso, por que eu deveria reclamar? Mas podia me dar pelo menos metade do crédito. O fato de Dazed And Confused ser um dos grandes momentos do Led Zeppelin é em parte o problema. [Page] está tão ligado a essa música agora que é como se o seu filho tivesse sido sequestrado com 2 anos e criado por outra mulher. Depois de todos estes anos, o filho é dela. Talvez seja mais difícil arrancar essa música de Jimmy Page do que qualquer outra. E eu tentei, sabe. Escrevi cartas dizendo que não precisava de todo o crédito. Só queria que me desse crédito por tê-la criado. Essa é a parte triste da história. Eu não acho que tenha algo a ver com dinheiro. Ele não precisa. Tem a ver com sua ligação profunda com ela durante todos estes anos.”


Porém não é o que parece atualmente, pois há apenas dois dias atrás (28/06) Jake Holmes entrou com um processo contra Page por violação de direitos autorais (CLIQUE AQUI PARA LER OS DOCUMENTOS). Mesmo se Holmes ganhar o processo ele apenas poderá receber os lucros da música obtidos nos últimos 3 anos, devido a regras do estatuto das limitações.


Confira abaixo as duas versões de Dazed And Confused:






E para você, quem está certo nesta história toda? Você considera ou não a versão de Page de Dazed And Confused um plágio? Acesse o tópico da banda no Forum Metal Is The Law e debata sobre este assunto.


_________________________________________________________
Fontes Bibliográficas: Led Zeppelin - Quando os Gigantes Caminhavam Sobre a Terra por Mick Wall.

2 comentários:

  1. Muito interessante essa matéria, não sabia dessa historia

    ResponderExcluir
  2. Acho que o maior problema em questão era o Led não dar o devido crédito as "Inspirações" da banda.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails