sábado, 19 de junho de 2010

Resenha: Ursa Major – Ursa Major


Nota: 9

O Ursa Major foi um power trio formado, em 1972, pelo guitarrista Dick Vagner, após sua saída do “The Frost”; o baixista Greg Arama que havia tocado no “The Amboy Dukes” e o baterista Ricky Mangone que fez participações com Billy Joel. Como produtor, o lendário Bob Ezrin, conhecido por produzir álbuns de Alice Cooper, Pink Floyd, Kiss, entre outros. O trio deixou apenas um álbum para a história do hard rock, o auto-intitulado, Ursa Major.

Sinner é a faixa que abre o disco com uma longa e pesada introdução feita pelos riffs massivos de Dick Wagner e a marcação pesada da cozinha de Ricky Mangone e Greg Arama. O vocal de Dick entra acompanhado, ao fundo, por um coro e o peso continua durante os 7:25 minutos dessa composição épica.

O peso de Sinner é quebrado com a balada In My Darkest Hour, as belas melodias de violão e violino e a levada sutil da bateria, além de um solo de guitarra curto, mas cheio de feeling, dão um toque especial a essa faixa.

Silver Spoon tem clima de música ao vivo, graças aos sons de platéia colocados em determinados trechos da faixa. Essa é uma das melhores do álbum, o trio mostra o que sabe fazer, começa com um trabalho peculiar de percussão, e um riff marcante entra em cena, os instrumentos são bens explorados, com destaque para as linhas de baixo de Greg Arama, nela toda a extensão e potência vocal de Dick Wagner é demonstrada.

Stage Door Queen é a faixa mais pesada e lenta do álbum, tem um refrão e um compasso bem marcante, cheia de licks, nela Rick Mangone é quem dita a ordem com viradas espetaculares e muito peso, faixa muito interessante.

Back To The Land é caracterizada por uma escala oriental que se repete por toda faixa, apresenta um vocal mais limpo e suave, com destaque para o refrão, bem marcante, é uma balada muito bem trabalhada com belos arranjos de violão e piano e que também conta com um ótimo solo de guitarra.

Em Lay Me Down, menor faixa do álbum, a banda faz um hard rock tradicional, riff bem rasgado, refrão grudento, levada rápida e um solo de guitarra poderoso.

Liberty and Justice encerra magnificamente o álbum, a faixa é basicamente composta por linhas bem trabalhadas de violão e voz, o baixo e a bateria entram no refrão e em trechos com curta duração, tornando essa uma leve e boa canção.

Não sabe ao certo o porquê, mas logo após o lançamento a banda foi desfeita. Pelo que se sabe esse foi o único trabalho do baterista Ricky Mangone, o baixista Greg Arama também não participou de nenhum outro projeto, só Dick Wagner continuou com uma sucedida carreira musical, escrevendo e tocando, com participações no Lou Reed, Alice Cooper, Kiss entre vários outros artistas.

De qualquer modo, vale a pena conhecer essa pérola do hard rock setentista, muito bem produzida, com belos arranjos, mas com uma sonoridade pesada, e de qualidade instrumental e vocal impecável.

Tracklist:

1 – Sinner 7:26
2 – In My Darkest Hour 5:25
3 – Silver Spoon 6:15
4 – Stage Door Queen 5:24
5 – Back to the Land 6:45
6 – Lay Me Down 4:34
7 – Liberty and Justice 5:48

DOWNLOAD
___________________________________________________________
Para baixar esse álbum acesse nosso
fórum, é necessário estar registrado no mesmo, se não o for, registre-se aqui.

Esta resenha foi escita pelo usuário Guill.
Cadastre-se também no forum para poder escrever matérias para este blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails