quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dio - Holy Diver

Esta semana estaremos postando algumas matérias em homenagem ao lendário vocalista Ronnie James Dio, que veio a falecer no último domingo (16/05).

Para começar falaremos um pouco de um dos álbuns mais importantes na história do Heavy Metal: Holy Diver.

O álbum foi lançado em 1983, na época, além de Dio, a banda era composta por: Vivian Campbell (guitarra), Jimmy Bain (baixo, teclado) e Vinny Appice (bateria).

A faixa de abertura, Stand Up And Shout, faz o disco começar à mil. Vivian Campbell entra arrasando em seu solo e mostra que é um dos melhores guitarristas que já tocaram com o cantor. Dio também mostra a potência de sua voz, cantando de maneira agressiva.

O disco segue com a clássica faixa título, Holy Diver, que é também o primeiro single da banda. Com seu riff poderoso é uma das músicas que mais podem ser usadas como definição do som feito por Dio. A música também ganhou um clipe onde Dio aparece como um guerreiro bárbaro que se aventura por uma cidade desolada. Primeiro ele atinge dois inimigos, mas ao invés de matá-los, ele os transforma em ratos. Depois ele vai à um ferreiro que reforja sua espada.

Gypsy também é exelente, tem um ritmo que fica na cabeça desde a primeira audição.

Em Caught In The Middle Dio utiliza sua voz de maneira mais melódica e suave, tanto nos versos quanto no refrão, sempre em perfeita harmonia com o resto da banda.

Don’t Talk To Strangers, uma das melhores músicas do álbum, é quase a mesma coisa até a música estourar em um riff pesado de guitarra e Dio começar a cantar novamente de maneira agressiva. Vivian Campbell também faz um ótimo solo nesta música.

A música seguinte, Straight Through The Heart, é algumas vezes pouco comentada, mas não deixa de ser uma ótima faixa, no mesmo nível das outras deste disco. Invisible também é outra que não é tão badalada, mas é uma das melhores do álbum. Riff pesado, cancão bem forte.

Depois temos a música que é considerada a melhor do álbum por muitos: Rainbow In The Dark. Cada instrumento nessa música se encaixa perfeitamente com o outro, a introdução de teclado, a bateria, o solo de guitarra, a voz do Dio. Por incrível que pareceça ela quase ficou de fora do disco, segundo Dio a canção era pop demais. Quando a banda terminou de gravar a música ele pegou uma lâmina e disse que iria destruir a fita, porém o resto dos integrantes o convenceram de não fazer isso. Mais tarde ele agradeceu por terem impedido que tomasse tal atitude. Em um documentário para a VH1 Dio declarou que a letra da música é sobre o seu sentimento após deixar o Black Sabbath, segundo ele, se sentiu sozinho e rejeitado como um “arco-íris na escuridão” (também vale a pena destacar que o título pode ser uma referência à sua antiga banda: Rainbow).

Encerrando o disco temos Shame On The Night que conta com alguns dos arranjos mais interessantes do disco.

Holy Diver é um grande clássico do Heavy Metal e serviu para consagrar ainda mais Ronnie James Dio no estilo. Até hoje ele serve de enorme influência para bandas novas.

Se você ainda não ouviu este clássico, você encontra o link para download abaixo. Item indispensável para qualquer fã de Heavy Metal e Ronnie James Dio.

DOWNLOAD

(Para poder vizualizar o link para download é necessário estar cadastrado e logado no Forum Metal Is The Law, se você ainda não se registrou clique aqui).

Fiquem ligados no blog para mais matérias sobre Dio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails