Ronald James Padavona (mais tarde Ronnie James Dio) nasceu em Portsmouth no dia 10 de julho de 1942. Viveu alguns poucos anos em Portsmouth antes de se mudar para Cortland onde iniciaria sua carreira no meio musical.
Formou o Vegas King, sua primeira banda, em 1957 com alguns colegas de escola. Inicialmente Padavona era o baixista da banda, mais tarde viria a assumir os vocais. A banda mudou de nome várias vezes, tendo se chamado: Ronnie & The Rumblers e Ronnie & The Redcaps. Em 1958 lançaram seu primeiro single, nesta época Billy DeWolfe ainda era o vocalista da banda. O lado A do disco continha a música Lover e o lado B Conquest, que era uma faixa instrumental onde Padavona tocava trompete.
Padavona passou a usar o nome Dio, que era o nome de um mafioso chamado Johnny Dio. Em 1961 mudaram o nome para Ronnie Dio And The Prophets, sob este nome lançaram alguns singles e um álbum. Em 1967 a banda se separou, porém Dio e o guitarrista da banda, Nick Pantas, formaram uma nova banda chama Electric Elves, mais tarde encurtado apenas para Elf. Em 1969 abriram um show do Deep Purple.
A incrível técnica vocal de Dio chamou a atenção de Ritchie Blackmore, que logo após deixar o Deep Purple, recrutou Dio e outros membros do Elf para formar o Rainbow. Com o Rainbow Dio lançou quatro álbuns e ganhou enorme reconhecimento no mundo do rock. Em 1978, Dio deixou o Rainbow devido à diferenças musicais, já que Ritchie Blackmore queria levar a banda para um lado mais comercial.
Após deixar o Rainbow, Dio entrou para o Black Sabbath, ocupando a vaga deixada por Ozzy Osbourne. Lançaram o álbum que consagrou sua carreira, Heaven And Hell, que viria a se tornar um dos maiores clássicos do Heavy Metal. Lançaram em seguida The Mob Rules, ótimo disco, conseguiu fazer bastante sucesso, mas não tanto quanto o álbum antecessor.
Durante o seu período no Black Sabbath, Dio popularizou o gesto dos chifres feitos com a mão, usados por fãs de Heavy Metal em todo o mundo.
Lançaram também o primeiro álbum ao vivo do Black Sabbath, Live Evil. Este álbum também foi o motivo de sua saída da banda, principalmente por causa da mixagem, já que Dio queria uma coisa e o resto da banda outra, e também por alguns motivos menores como muitas fotos de Tony Iommi no encarte e pouquíssimas dele e Vinny Appice (que também deixou a banda).
Dio então formou sua própria banda e lançou o álbum Holy Diver. O álbum foi um sucesso assim como os dois singles: Holy Diver e Rainbow In The Dark.
Um ano depois lançaram o segundo álbum: The Last In Line que também foi um sucesso. A banda ainda lançou três álbuns de estúdio antes de Dio retornar ao Black Sabbath para lançar o Dehumanizer em 1992. Este não chegou a fazer tanto sucesso quanto seus outros álbuns com o Sabbath. Após deixar o Black Sabbath novamente, Dio ainda lançou mais cinco álbuns com sua banda solo.
Em Outubro de 2006 foi confirmado que Dio e Vinny Appice se juntariam com os membros do Black Sabbath, Tony Iommi e Geezer Butler, para um turnê sob o nome de Heaven & Hell. Eles escolheram outro nome, pois Iommi e Butler ainda faziam parte do Black Sabbath com Ozzy. Em 2009 lançaram o álbum The Devil You Know que foi um sucesso tanto na crítica quanto no comercial. Este viria a ser o último trabalho em estúdio de Ronnie James Dio.
Em novembro de 2009, Wendy, esposa e empresária de Dio, anunciou que ele havia sido diagnosticado com câncer de estômago. Dio rebeu enorme apoio dos fãs e amigos e em março de 2010, em um novo comunicado de Wendy, foi dito que o tumor principal estava diminuindo consideravelmente e que Dio estava melhorando. O Heaven & Hell chegou a marcar mais alguns shows, porém foram cancelados , pois o estado de saúde de Dio havia piorado novamente.
Dio voltou a ser internado e na noite do dia 15 de maio circulavam alguns rumores de que Dio havia falecido. Por volta das 5:30 da manhã de 16 de maio, Wendy disse que Dio continuava vivo, estava mal, mas não havia morrido. Duas horas após este comunicado a voz do Heavy Metal havia se calado para sempre. Wendy postou o segundo comunicado no site oficial do cantor:
"Hoje meu coração está partido, Ronnie morreu às 7:45 da manhã de 16 de maio. Muitos, muitos amigos e familiares puderam se despedir privativamente antes que ele fosse embora pacificamente. Ronnie sabia o quanto ele era amado por todos. Nós agradecemos o amor e o apoio que vocês têm nos dado. Por favor, nos deem alguns dias de privacidade para lidar com esta terrível perda. Por favor, tenham certeza que ele amava vocês todos e sua música viverá para sempre."
A notícia comoveu a todos no mundo da música, e Dio recebeu inúmeras homenagens de fãs, músicos e amigos. Nunca na história do Heavy Metal alguém tão importante e influênte havia morrido. Ronnie James Dio deixou de ser um simples mortal como nós para se tornar uma lenda imortalizada por sua música, que jamais será deixada de ser ouvida e de influênciar novas gerações.
Comente também sobre Ronnie James Dio no Forum Metal Is The Law.
Ae Galera,indiquei o fórum e o blog ao selo blog excelencia no meu blog,alías,ele merece !!!
ResponderExcluir