sexta-feira, 22 de julho de 2011

Um show sem público

Parece um absurdo: um show em ruínas antigas e sem nenhuma audiência. Mas o que aparenta ser um grande fracasso, se tornou um grande sucesso e umas das mais marcantes imagens e performances de uma das maiores bandas da história da música.

Roger Waters se sentia cada vez mais distante do público, que ia aos shows e ficavam, segundo ele, pulando e gritando o tempo todo e não prestavam atenção na música. O baixista e principal compositor do Pink Floyd sentia-se mais angústiado e perdendo a sua identidade, o que foi capturado nos versos ''Estranhos passando na rua /Acidentalmente dois olhares se encontram / Eu sou você e o que eu vejo sou eu'', de ''Echoes''. Assim sendo, Waters teve a ideia de fazer um gravação em vídeo de um show para ninguém (com exceção de alguns membros da equipe), dando assim, foco à banda e a música, sem imagens do público.

O local escolhido pela banda foi o Anfiteatro de Pompéia, que foi destruído pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 D.C., cuja chuva de cinzas manteve a cidade oculta por 1600 anos antes de ser reencontrada. O governo italiano concordou com o projeto e deu um prazo para a equipe fazer as gravações (segundo algumas fontes, esse prazo seria de cinco dias). Mas ninguém pensou num detalhe importante: como vão conectar os equipamentos em um lugar que foi feito há milhares de anos e não tem uma tomada? Assim, foram gastos de dois a três dias para puxar energia elétrica da cidade até o Anfiteatro.

Com todos focados apenas na música, sem a pressão de entreter grandes platéias, a musicalidade e a criatividade dos músicos desabrocha. E todos eles têm seu momento de destaque. Em ''Set The Controls For The Heart Of The Sun'', se sobressaem o vocal hipnótico de Waters e o solo de teclado de Richard Wright. Em ''Saucerful Of Secrets'' é realçada a experimentação na guitarra de David Guilmour, e em ''One Of These Days'' a performance mastodônica de Nick Mason na bateria. ''Mademoiselle Nobs'' traz um momento curioso: um cachorro ''cantando''.

Mas o principal momento é a execução da épica ''Echoes'', dividida em duas partes que abrem e encerram o vídeo. Com essa versão ao vivo em Pompéia, que mesclava imagens da banda com imagens do Anfiteatro, a sinfonia psicodélica do Pink Floyd fez sucesso no mundo todo. Mesmo com mais de vinte minutos, tocava na rádio e era exibido com frequência na MTV.

a banda tem grande liberdade de movimento e experimentação. As músicas se combinam perfeitamente com as imagens das ruínas do belíssimo teatro e criam uma ambientação única e especial. Anos mais tarde, o trio de hip hop Beastie Boys mostrou a sua admiração pelo vídeo no clipe de ''Gratitude'', com referências óbvias ao show do Pink Floyd em Pompéia, incluindo as caixas de som com a inscrição Pink Floyd London. Veja os vídeos abaixo e compare.

Um comentário:

  1. Muito bom! O ponto alto claro é Echoes nem prescisa dizer que é sensacional mas minha prefereida é A Saucerful of Secrets toda vez que penso em Pink Floyd vem a imagem deles tocando ela em Pompeia.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails